COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

29 novembro 2007

ATIVIDADES EM NOVEMBRO

NOVEMBRO TAMBEM TEVE ATIVIDADES NO CENTRO JUVENIL

Pedir desculpa pela falta de noticias é pouco.... mas o tempo, os encontros na Inspetoria Salesiana de avaliação do ano que se passou e o planejamento do ano novo, as atividades, as visitas, faz com que os dias passam e assim os meses, mas vamos lá .........

Um agradecimento especial a todos os AMIGOS do Centro Juvenil que colaboraram em conseguir uma grande carga de madeira doada pela Juvam – Juizado Especial Ambiental:




ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE MADEIRA


MARCENARIA
Uma das opções para gerar emprego e renda e oferecer aos jovens uma alternativa de profissão foi a instalação da marcenaria.
Em 1997 com um Projeto da CEI – Conferencia Episcopal Italiana, houve a reforma do espaço e a instalação da oficina de marcenaria com a aquisição de varias maquinas: serra circular, serra fitta, desengrossadeira, ... e ferramenta manuais.
De 1997 a 2002 oferecemos vários cursos de marceneiro para jovens e adultos , confeccionando moveis, bancos, cadeiras. O custo muito alto da matéria prima fez com que suspendêssemos temporariamente os cursos de marcenaria; por isso contamos com a generosa doação dessa entidade para poder retornar a atividade e oferecer novamente este curso a nossa juventude.
No ano de 2006, oferecemos o Cursos de Pequenos Artefatos de Madeira, que promove o aproveitamento de resíduos de madeira no desenvolvimento de brinquedos e materiais de escritório, entre outros. Durante as aulas, os alunos aprendem a fazer várias peças de caráter educativo, como carrinho, cavalo e tartaruga de rodas, pião, móveis em miniatura.

O projeto vai atender gratuitamente jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho, além de pessoas da terceira idade. Estão compreendidas aulas de cidadania, legislação trabalhista, educação ambiental, empreendedorismo, saúde e segurança no trabalho.Vários benefícios serão gerados com o projeto. Além de fornecer alternativas às indústrias de madeireira e moveleira, agregando uma nova atividade econômica, o projeto prevê a minimização de impactos ambientais e a profissionalização dos participantes, gerando emprego e renda para suas famílias..
ARTE DA MARCHETARIA

A marchetaria é a arte de decoração de superfícies de madeira utilizando peças de madeira de cores contrastantes. E´uma arte milenar revigorada graças a disponibilidade de novas matérias e métodos de trabalho, pode-se construir objetos tridimensionais, esculturas, movéis, utilitários, jóias.
Os primeiros registros conhecidos, foram encontrados, em Halicarnasso, no Palácio do rei Mausole (aproximadamente 350 a.C.). No século XV a marchetaria é praticada em particular na cidade de Florença, (Itália) nesta mesma época inicia-se o tingimento das madeiras com o uso de óleos penetrantes, corantes diluídos, e areia aquecida (até hoje) é utilizada para o sombreamento das obras.
. Com o passar do tempo, a Marchetaria entra em uma fase de decadência,mantida por não mais do que uma centena de artistas, aparece então os motivos estilizados como: flores, pássaros, borboletas.
Em 1990 surge em Poxoréo, MT – Brasil a primeira Escola de Marchetaria clássica, no Centro Salesiano de Formação Profissional. Luigi Galimberti, um artista italiano, renomado na sua terra , inclusive uma obra dele encontra-se no Vaticano entre as obras primas de grandes artistas da Renascença, como Leonardo e Michelangelo; prontifica-se em ensinar aos jovens de Poxoréo as artes que embelezavas os palácios dos reis e nobres.
Alguns anos atrás um enfarte levou o mestre Luigi; aquele que semeou a arte da marchetaria no cerrado mato-grossense não teve a oportunidade de vivenciar os frutos daquela semente.
Hoje os seus melhores alunos, apaixonados pela bela arte e reconhecidos por especialistas da área oferece cursos no Centro Profissional além de trabalham na Micro empresa LG – “Luigi Galimberti” Marchetaria Clássica na nossa Obra Social Centro Juvenil.
Em 2008 estes projetos terão continuidade.

Como também pretendemos reformar o parque infantil em madeira

OBRIGADO! E assim a Historia do centro Juvenil continua..............................