Por: Fládima Christofari - Jonalista MTb 743/MS De Missão Salesiana de Mato Grosso - Campo Grande/MS Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing
Representando o Reitor-Mor dos Salesianos, o Pe. Natale Vitali celebrou neste domingo (25), no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora – em Cuiabá/MT - a missa em ação de graças pela realização do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora, II Jornada Salesiana da Juventude e a posse do 18° Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso/ Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - o Pe. Gildásio Mendes dos Santos.
A Celebração Eucarística foi acompanhada pelos bispos Dom Antônio Emídio Vilar (Diocese de São Luiz de Cáceres/MT), Dom Mílton dos Santos (Arquidiocese de Cuiabá/MT) e Dom Eduardo Pinheiro da Silva (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande/MS); salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora; os 380 jovens que participaram da Jornada Salesiana da Juventude e os 544 participantes do Congresso de Nossa Senhora Auxiliadora – realizados de 23 a 25 de maio. Além da comunidade local, que lotou o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e o pátio do Colégio Salesiano São Gonçalo, onde foi montado um telão para transmitir a celebração.
Em sua homilia, Pe. Natale ressaltou a importância do apoio de toda Família Salesiana ao novo Inspetor durante os próximos seis anos. “Como o Papa Francisco foi escolhido por Deus para conduzir a sua Igreja, hoje o Pe. Gildásio foi escolhido para ser o pai desta comunidade inspetorial. Salesianos consagrados, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Voluntárias de Dom Bosco, Associação de Maria Auxiliadora, Missionárias do Bom Jesus, Ex-alunos (as) e amigos da Família Salesiana, amai o vosso Inspetor ajudai-o a vos levar a Jesus”, pediu o representante do Reitor-Mor.
Em seu discurso de posse, Pe. Gildásio destacou o início de um tempo novo na Igreja com a eleição do Papa Francisco e do novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana. Para ele, ser eleito Inspetor neste momento significa estar a serviço e em comunhão fraterna com todos os religiosos e leigos.
O novo presidente da MSMT acredita que é necessário continuar fortalecendo os espaços conquistados, os processos realizados e valorizando a experiência e a história de cada salesiano. Ressaltou ainda a necessidade de renovar espírito de unidade na Inspetoria; aprofundar a vida em Deus; de transmitir a felicidade de ser missionário salesiano; de servir e acompanhar o outro (em especial, aos jovens) nas obras e projetos salesianos e de responder com criatividade, inovação e competência o desafio de oferecer sempre o melhor na educação e evangelização dos jovens nas escolas, ensino superior, trabalho social e nas casas de formação. “Convido os salesianos para se unirem no amor em Dom Bosco para buscar na união e nas atitudes organizadas, as respostas para os desafios do mundo de hoje. Que tenhamos audácia e coragem para ir ao encontro dos mais necessitados e de abrir espaços novos para evangelizar”, disse o novo Inspetor.
|
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home