COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

28 outubro 2006

UM PARAÍSO VALIOSO NO MUNICÍPIO POXORÉU


Por: Juscinete Souza Reis - Neta

Também no dia 12/10/2006 tivemos o privilégio de conhecer a famosa Cachoeira do Lucas, com suas sete quedas exuberantes.

A estrada que dá acesso àquele local não é muito ruim, salvo um pequeno trecho de areião próximo à chegada.
Fizemos todas as anotações necessárias para serem inseridas no site do turismo de Poxoréu.


Com certeza, essa será uma rota muito procurada e desejada pelos turistas que visitarão Poxoréu. O local pertence ao nosso Município, é um verdadeiro tesouro que tem que ser preservado.


A minha preocupação é que aquele local tem que ser bem cuidado para não acabar. Vi que já existe pequenos desmatamentos próximos a segunda cachoeira para servir de estacionamento aos visitantes.
A educação ambiental tem que funcionar rapidamente aos turistas que visitam aquele paraíso, vez que depositam garrafas pet, copos e lonas de plástico que vão demorar séculos para serem decompostos pela natureza.
Tem que se fazer o turismo consciente, com guias turísticos treinados e números de visitantes determinados, visando a preservação da área.
Sabemos que outros municípios também exploram nossas cachoeiras sem nenhum tipo de preocupação ambiental e isso tem que mudar para que possamos ter o controle dessa preservação, que certamente é uma das maiores riquezas que o Município de Poxoréu possui.


Nos paredões podemos detectar quantas pessoas já visitaram as cachoeiras, pois são muitas as inscrições de nomes que ficaram grafados nas muralhas de pedras.

As fotos mostram com clareza a beleza do lugar que certamente tem que ser explorado por nosso Município, mas de maneira consciente e ecologicamente equilibrada, pois o que vemos hoje, é um uso desenfreado, sem qualquer tipo de fiscalização, e nenhuma preocupação com limpeza ou desmatamento.
Tal fato pode gerar conseqüências ambientais irreversíveis para as gerações futuras.


Consciência é tudo. Educação ambiental é fundamental para que possamos, quem sabe, daqui a 50 anos, dizer que contribuímos para que aquele paraíso continue existir e sendo usufruído por todos.