COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

27 julho 2011

Encerramento Oficina de Catira



























No último dia 26, no Salão São Domingos Sávio (Centro Juvenil) houve o encerramento da Oficina de Catira. Essa oficina foi um projeto do Programa PELC (Programa de Esporte e Lazer na cidade) que teve a participação de aproximadamente100 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos divididos em grupos no SESC, Escola Poxoréu e Centro Juvenil.

A Catira é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com influências indígenas, africanas e européias, a catira (ou "o catira) tem coreografia executada na maioria das vezes por homens (boiadeiros ou lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros que tocam e cantam a moda. É uma dança típica do interior do Brasil , principalmente nas áreas de influências da cultura caipira ( Mato Grosso, Norte do Paraná, Goiás, Minas Gerais,etc). A coreografia é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma região para outra.

Os professores vieram de Silvânia- Go e fazem parte do grupo de catira "Os Considerados". Estiveram em nosso município realizando a oficina de 04 a 26 de julho. Essa ação foi uma "semente lançada"na busca de novos talentos e crescimento cultural do município e,terá continuidade na nossa Unidade Social (Centro Juvenil) com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.