COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

08 outubro 2006

MARCHETARIA, NOVAS POSSIBILIDADES.


No mês de outubro, o Centro de Formação Profissional do Centro Juvenil estará abrindo novo curso de marchetaria, possibilitando que mais jovens tenham acesso à essa belíssima arte.

A técnica da marchetaria foi trazida a Poxoréu pelo mestre italiano Luigi Galimbert, o “Gigio”, da cidade de Treviglio, um dos mais respeitados marcheteiros italianos, que fundou a primeira escola de marchetaria clássica, possivelmente a única da América Latina. Foi montada em 1990, no Centro Juvenil Salesiano de Formação Profissional, com apoio dos missionários italianos. Sem dúvida essa escola mudou a rotina e vida de muitos jovens Poxoreenses, possibilitando-lhes não só uma nova atividade profissional, mas um estilo de vida.


A marchetaria é entendida como a arte de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, pela aplicação de materiais diversos, tais como madeira, metais, pedras, madrepérola, marfim e chifres de animais, tendo como principal suporte a madeira. Os primeiros registros conhecidos, incrustações em mármore, foram encontrados em Halicarnasso, no Palácio do Rei Mausole (aproximadamente 350 a. C.).


Após o desmembramento do Império Romano, este meio de expressão artística esteve a ponto de perder-se. Entretanto, alguns poucos fizeram com que subsistisse na Itália, difundindo-se no início do século 14, principalmente na região da Toscana. As técnicas de corte e o ferramental evoluíram, possibilitando assim que o corte das madeiras pudesse ser feito de uma nova maneira com serras mais eficientes. Isto permitiu o corte de traços sinuosos com muita precisão e assim um maior detalhamento e maior nitidez de motivos complexos. A partir de 1600, a Itália influenciou a difusão da marchetaria com técnicas mais evoluídas, possibilitando detalhes cada vez mais minuciosos. É nesta época que surgiu na Alemanha a Tarsia a Incastro (recorte simultâneo das partes a serem montadas), onde cada cor da obra de arte é composta por uma madeira diferente.


O trabalho e talento dos “marcheteiros de Poxoréu” Djalma dos Santos, Paulo Vicuña de Oliveira e Marco Antonio Pereira já foi amplamente divulgado pela imprensa. O artesão Djalma dos Santos foi vencedor do concurso matogrossense de “design” de artesanato, promovido pelo Senai-MT, com a peça Bagerê, em 2005.

Esse importante trabalho desenvolvido pelo Mestre Luigi Galimbert, o “Gigio”, em conjunto com a Missão Salesiana, sem dúvida alguma representou um marco na história de Poxoréu, deixando contribuições significativas para a cultura, economia e história da Cidade.
Certamente, o Mestre “Gigio” escreveu seu nome na história da cidade, de forma indelével, pois quando se utiliza a “tinta” do carinho, amor e dedicação, se escreve na “ALMA”.

Ao Mestre Luigi Galimbert, nossas homenagens, nosso carinho e saudades…
Cila