COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

29 setembro 2006

MEMÓRIA DA CIDADE.


Encontramos nos arquivos da família a 1ª edição da revista "O Garimpeiro", do jornalista "Franco", veiculada em Poxoréu em outubro de 1979.
Nessa revista encontramos um acervo de informações muito valiosas para o nosso Município, que pretendemos disponilizá-las gradualmente nesse blog.
O jornalista Franco foi uma pessoa muito atuante na cidade de Poxoréu nas décadas de 70 e 80, deixando lembranças indeléveis para muitas pessoas que com ele conviveram, pela sua maneira simples e objetiva de colocar as coisas.
Diz o editorial da revista (em sua redação original):
"Caro leitor: em suas mãos pela primeira vez nosso primeiro número de "O GARIMPEIRO' que será o porta voz de Poxoréo e região no sentido de bem informar e oritnar aos nossos leitores como órgão de imprensa que somos. Somos apolíticos e pretendemos mostrar simplesmente além fronteiras, nosso trabalho, nossa luta, nossos costumes, nossa agro-pecuária e sobre tudo o garimpo que é o sustentáculo do nosso querido município, além de focalizar na íntegra todos os nosos problemas sem paixoões personativas. Sentimos necessidade de trabalharmos em prol da interlândia mato-grossense, pelo progresso desse povo ordeiro e humilde, brasileiro que aqui vivem vindos de vários pontos desse pedaço de chão chamado Brasil. Não será nossa pretensão em noso trabalho criticar quem quer que seja e se o fizermos o leitor poderá ter a certeza que nossa crítica será construtiva".
As matérias veiculadas nessa primeira edição enfocam o histórico do Município, da Hidrelétrica Dr. José Fragelli, Câmara Municipal, da educação em Poxoréo, dentre outras importantes fontes de informações, sem olvidar no resgate de comércios que marcaram épocas em Poxoréu, tais como CINE ROMA, Laticínio Poxoréo, Café Garimpeiro- torrefação e moagem, Amplo, Ultra Móveis Senna, etc.
Todo esse acervo será disponibilizado no blog, de forma gradativa. Relembrar o passado é sempre bom na medida em que contribui e enriquecem as experiências futuras. Entretanto, a impressão que tive ao ler a revista, é que naquela época, mesmo com parcos recursos e escassa tecnologia, a cidade tinha mais opções de lazer, comércio e que as pessoas eram mais combativas e determinadas e fizeram, por si só, suas próprias histórias, será que estamos fazendo a nossa???
Cila