"SOBRE A MARCHETARIA EM POXORÉU"
"Eu me chamo Djalma Santos. Trabalho com marchetaria desde 1992. Atualmente estou em Poxoréu. Montamos um grupo para não deixar que tão nobre arte morresse, através do incentivo do Pe. Osvaldo. Ocupamos um pequeno espaço no Centro Juvenil Salesiano em regime de comodato, visto que o nosso grande mestre italiano Luigi Galimbert veio a falecer. Considero em particular que eu e Paulo por termo sidos escolhidos pelo mestre para um curso de especialização na área de móveis em estilo marchetados temos em particular essa missão. Começamos nesse ano um curso de desenho para marchetaria e posteriormente iniciaremos com a marchetaria com aqueles que se desenvolverem. Nossas dificuldades são muitas.Precisamos profissionalizar nossa comercialização; Precisamos de capital de giro para desenvolver nossa produção, precisamos de alguns equipamentos novos para produzirmos com mais qualidade;O nosso mercado com certeza é bem amplo,seja em nível de Brasil ou até mesmo fora, visto que já mandamos trabalhos para Itália e tivemos exito. Nossa técnica tem um estilo muito particular da pura marchetaria italiana sendo trabalhada de acordo com nossa cultura ou com so padrões clássicos. Queremos que nosso trabalho cresça e se expanda envolvendo mais pessoas de Poxoréu, alcançando sobretudo talentos jovens. Nosso sonho é montar uma grande fábrica de móveis marchetados dentre outros objetos de arete e decoração.
Não queremos deixar Poxoréu, embora já tenhamos recibo propostas de outros lugares como São Paulo e Rio de Janeiro. Queremos acreditar em nosso potencial e no nosso projeto aqui mesmo. Pois se trata de nossa terra que tantas inspirações nos dá todos os dias, Já desistimos de contar com apoio de qualquer poder público".
Djalma dos Santos - Marcheteiro
em resposta a questionamentos do Paulo Americano sobre a Marchetaria
Sugestão do Paulo Americano
"Conheco bem os seus trabalhos belissimas. Conheço os trabalho do Mestre Luigi Galimbert (Gigio"). Voce ja me escreveu antes duas vezes. Voce tambem participou em nossa reuniao sobre turismo do Grupo Skinao..(...)
Se voces querem lançar mesmo seus produtos voces vao precisar confecionar um "blogspot" (gratuito) com fotos das suas belissamos trabalhos, tamanho, peso, precos, artista/artesao, e-mail -enfim, todas as informacaos quer qualquer catalogo de qualquer produto contem. Assim, eu posso ajudar fazer o contato entre voces e as companhias promotores/vendedores. Eu apenas serviria, com muito praser, como intermediario".
COMENTÁRIOS DO BLOG
Mais uma vez o Paulo Americano se mostra solícito e receptivo em divulgar as coisas boas da nossa cidade, principalmente essa arte ímpar que é a marchetaria.
Para tanto, é preciso essencialmente de divulgação dos trabalhos e das obras. Precisamos utilizar a internet a nosso favor, conforme já se disse em matéria desse blog. Hoje são inúmeros os recursos de divulgação pela internet de forma gratuita, a exemplo desse blog.
Assim, essa sugestão do Paulo Americano é interessantíssima, pois possibilita a criação de uma página rápida, gratuita e exclusiva para divulgação da marchetaria em Poxoréu, facilitando sua comercialização pelo "Mundão afora", o que, com certeza, tem um reflexo direto também com o interesse do turista em conhecer a nossa cidade.
Tenho notícias de que muito em breve Poxoréu terá banda larga, o que facilitará o acesso à internet, tal medida é imprescindível para que Poxoréu possa se integrar ao "Mundão". Assim, os empecilhos e obstáculos que ainda impedem a chegada da banda larga a Poxoréu devem ser imediatamente solucionados pelas pessoas competentes, para que os moradores da cidade possam desfrutar desse serviço, o que facilitará a divulgação de informações, pesquisas, dentre as inúmeras possibilidades oferecidas pela Rede Mundial.
Marcheteiros, não percam tempo, a arte de vocês é muito bela para ficar restrita ao conhecimento de poucas pessoas.
Cila
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home