COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

11 julho 2012

Jovens de Poxoréu visitam Cruz Peregrina




Nos dia 06/07/2012 aproximadamente 145 jovens das comunidades da Paróquia São João Batista, juntamente com a equipe do Centro Juvenil  Salesiano foram em Primavera do Leste prestigiar a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora. Foi um momento de grande emoção aos presentes. No decorrer da programação houve uma caminhada da Igreja São Cristovão até a praça de eventos; uma solene celebração presidida pelo Bispo Dom Derek e apresentações de dança, teatro, dentre outros, das cidades que fazem parte da Diocese de Guiratinga.
A Cruz mede 3,8 metros de altura e foi colocada junto ao altar principal da Basílica de São Pedro, em Roma, no Ano da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984), quando foi comemorado os 1.950 anos da morte de Jesus Cristo. No final daquele Ano Santo, depois de fechar a porta da Basílica, o papa João Paulo II deu esta cruz como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem recebeu esta cruz em nome de toda a juventude e de toda a humanidade foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Ao entregar o papa pronunciou estas palavras “Meus queridos jovens, na conclusão deste Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Desde 1985, a cruz já esteve presente em vários países onde foram realizadas a Jornadas Mundial da Juventude. Em 1994 ela assumiu um compromisso que se tornou tradição e dura até hoje: visitar todas as dioceses no país em que for ser realizada a Jornada. Em 2003, o papa deu aos jovens outro símbolo, o Ícone de Nossa Senhora (Um quadro com a imagem de Maria), que é cópia daquele que foi encontrado nas escavações da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O Santo Padre disse: “Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De Agora em diante ele vai acompanhar as jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens, que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.
fonte:http://www.agorasantaines.com.br/noticias/geral/o-significado-da-vinda-da-cruz-da-jmj-e-Icone-de-nossa-senhora/3434