COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

16 setembro 2006

NATAL ECOLÓGICO 2006


No dia 01 de setembro foi realizada reunião na Prefeitura Municipal para viabilizar o projeto do Natal Ecológico 2006, a ser desenvolvido em parceria entre as Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Educação e Cultura, o Centro Juvenil, bem como toda a Comunidade.
Segundo justificativa do projeto, "Não resta mais dúvida que a revolução ambiental está acontecendo. Porém para que esta revolução seja efetiva, é necessário uma ampla mudança de comportamento que tem que envolver poder público, empresas privadas, entidades filantrópicas unidos em nome da preservação dos recursos do planeta. E tudo começa por uma transformação individual de hábitos. Acreditando nisso, estamos desenvolvendo o Projeto Natal Ecológico 2006, que visa utilizar como matéria-prima um lixo nocivo ao meio ambiente para a decoração da cidade, as garrafas PET, que levam 100 anos para se decompor na natureza.E um fator importante é o fato de que o material pode ser reciclado mesmo depois de transformado em decoração. O objetivo é usá-las como forma de reciclagem e ao mesmo tempo embelezamento das avenidas do Município, com o envolvimento mútuo de toda comunidade, combinando material reciclável, mão-de-obra e criatividade, transformando lixo em arte e acima de tudo desenvolvendo uma ação de cidadania. "


Objetivos Específicos do natal ecológico

* Despertar na comunidade a importância da reciclagem das garrafas PET,para preservação do meio Ambiente

* Transformar material que conseqüentemente polui o meio ambiente, em peças de decorações Natalinas

* Desenvolver a criatividade da comunidade, num processo interativo

* Aproveitar mão de obra de detentos com forma de qualificação e
prestação de serviços á comunidade.

* Estimular o sentimento natalino, promovendo o embelezamento da
cidade.

* Estabelecer parceria com o comércio local, para decoração das ruas comerciais.

* Estabelecer parcerias com escolas e artesãos, coleta de material de confecção das peças artesanais.

* Criar um projeto decorativo bonito, que possa atrair visitantes para o município; criando um espaço que ofereça shows, compras de artesanato, alimentação etc, durante o mês de dezembro – Vila Papai Noel.

* Demonstrar aos visitantes que normalmente estão presentes nessa época de final de ano uma preocupação com o meio ambiente e também com o aspecto visual do município.

* Envolver toda a comunidade de forma integrada na elaboração do projeto, ao mesmo tempo, incentivando o respeito pelo ambiente em que vive.


Estratégias de ação


* Envolver inicialmente escolas e entidades educacionais, desenvolvendo palestras, oficinas sobre reciclagem e estabelecendo parcerias para coletar o material necessário para realização do projeto, através da realização de gincana.

* Fazer contato com artesãos que já possui técnica de produção das peças para treinamento da mão de obra.

* Fazer contato com instituições locais para escolha de representantes aptos para receberem o treinamento e posteriormente repassar aos demais ( artesãos, detentos ect)


O cronograma de execução do projeto prevê o período de 12 de agosto a 01 de novembro de 2006, sendo adotadas diversas providências tais como, a apresentação do projetos aos diretores e professores das escolas, manter contato com artesãos para confecção das peças decorativas, trazer profissionais qualificados para início das oficinas de produção, solicitar autorização do Poder Judiciário para utilizar mão de obra dos detentos, buscar parceria com comerciantes para ajuda na decoração das ruas comerciais, dentre outras.
Colaboração: Lúcia Voltan