COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

28 novembro 2017




                      EVENTOS DO PONTO DE CULTURA EM OUTUBRO

A Secretaria do Estado de Cultura de Mato Grosso o Governo Federal  Cultura Viva  e a Missão Salesiana Centro Juvenil Salesiano São João Batista  de Poxoréu MT, através do Ponto de Cultura “Centelha de Luz Juvenil”, realiza no mês de outubro três eventos culturais, com apoio da Prefeitura Municipal de Poxoreu, Câmara Municipal de Poxoreu, IHG (Instituto Histórico Geográfico), Assessoria Pedagógica, Secretária de Educação, sendo:
Ø  III Festival de Dança Salesiano:  no sábado dia 07 de outubro às 19h na quadra esportiva, na coordenação do coreografo Douglas Souza. Foram apresentadas 32 coreografias dos grupos: Grupo de Dança Salesiano de Poxoréu, Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, Ministério de Dança Kadesh de Primavera do Leste e o Grupo Folclórico do ponto de cultura Matutada de Campo Verde; totalizando mais de 130 participantes. Várias autoridades estiveram presentes o Prefeito Nelson Antonio Paim,  o vice-prefeito Marlon Cesar  secretario de Educação Adriano Aparecido Pereira Maia, Secretario de Turismo San Martim Paixão, e os vereadores Antonio Carlos Ramos Neto e Leônidas Machado Barcelos, também esteve presente a bailarina, coreógrafa, Professora e Conselheira Regional da Dança do Território Vermelho do Mato Grosso, Sandra Furtado de Primavera do Leste e um numero considerável de publico da sociedade.
O Festival  apresentou  trabalhos de dança produzidos por grupos, motivando a cultura e cidadania, novos talentos e a qualidade, o crescimento social interagindo na sociedade. No final foram entregue troféus  e certificados aos representantes dos grupos, coreógrafos  e figurinista.

Ø  26º Recital de Poesia:  nos dias 19 e 20 de outubro ás 19h no salão nobre do Externato São José. O evento teve a parceria da UPE ( União Poxorense de Escritores) que a 26 anos apoia a promoção de jovens talentos, na difusão da Arte e Cultura, com a participação dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais na categoria Educação Infantil  27 poesias, categoria série iniciais (1º a 5º ano)   14 poesias, série iniciais (6º a 9º ano) 6 poesias, ensino médio 8 poesias. Contamos com a presença do Prefeito Municipal Nelson Antonio Paim,  secretario municipal de Educação Adriano Aparecido Pereira Maia, entre outras autoridades. A composição das mesas de júri, presença de dez  representantes da Sociedade Civil,  de escritores e profissionais da educação.
 Algumas participações especiais  abrilhantaram o evento. Todos os participantes receberam certificados. Os ganhadores do primeiro ao quinto lugar  da categoria receberam troféus e premiação em espécie.     



Ø  Sarau 50 Anos da Operação Mato Grosso:  nos dias 27 e 28 de outubro na quadra coberta do Centro Juvenil Salesiano. O Inspetor da Missão Salesiana  Padre Gildásio Mendes, o vice-prefeito Marlon Cézar,  Presidente do Instituto IHG Gaudêncio Filho Rosa Amorim, Irmãs Salesianas, Salesianos de Dom Bosco, dirigentes da Operação Mato Grosso marcaram presença. A   Operação Mato Grosso está celebrando o seu 50 anos de existência de missão e de serviço a favor dos jovens, das famílias e dos indígenas, desde 1967.  A todos os membros da OMG que tem dedicado seu tempo, sua vida, seu sonho a serviço dos mais necessitados em Poxoréu;  através de vídeos, apresentações culturais: teatros, documentários, testemunhos, cantos, danças, orquestra e coral, foi expressa a gratidão da sociedade poxorense.  O Instituto Histórico Geográfico homenageou os voluntários destaques com o premio “Luis Saboia”e lançou o fascículo “Operação Mato Grosso 50 anos em Poxoréu” Participaram  pessoas de vários estados,  Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso,  aproximadamente 800 pessoas.  Aconteceu exposição da Associação Artesões Dom Bosco de tecelagem, Cerâmica, móveis artísticos, vitrais, escultura- sustentabilidade.