COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

26 setembro 2006

AS BELEZAS NATURAIS DE SÃO PAULO DA RAIZINHA

Por: Juscinete Souza Reis (Neta)

No dia 24/09 (domingo), visitamos o lugarejo conhecido como São Paulo e voltamos à Raizinha para registrar no GPS as distâncias de cada ponto turístico.

Eu desconhecia a história do nome "Raizinha", mas alguns moradores do local nos ensinaram de que o nome surgiu porque no auge do garimpo, naquela localidade o cascalho ficara a olhos nus e quando se tirava uma moita de capim, encontravam nas raízes cascalho com diamantes, por isso o nome Raizinha.

Encontramos naquele local pessoas simples, mas de um conhecimento invejável. É lamentável que o nosso povo não preserve aquela cultura. Lá estavam os senhores Alcione, Antônio Pinguinha e Kubischeki, todos antigos garimpeiros e moradores da Raizinha.

O senhor Alcione Souza Lima, foi o nosso guia naquelas localidades:Raizinha e São Paulo, onde conhecemos e registramos tudo de importante na Casa de Pedra, com suas inscrições rupestres. As fotos dizem tudo! Para chegar na casa de Pedra, atravessamos um rio chamado Água Quente. A água era gélida e os antigos para tomar banho, tinham que esquentá-la, por isso o nome.


Depois, voltamos a Raizinha para visitar novamente o vilarejo e a Cachoeira das Três Barras, com aproximadamente 50 metros de altura. Visitamos a Gruta da Gruna, uma paredão oponente, de difícílimo acesso. Lá, existe uma caverna gigantesca com dois amplos salões. Nossa turma não teve coragem para prosseguir na aventura, porque, além de não termos levado lanterna e material de segurança, no interior da caverna existem muitos morcegos. Mas no relato de Kubischeki, tem que se fazer esse registro."São poucos os que conhecem aqueles salões".


Registramos também a Cachoeira do Sete, águas límpidas, mas maravilhosa. São várias cachoeiras mas não conseguimos chegar na parte frontal da cachoeira principal para registrar porque ela deságua numa profunda gruta.

Partimos para registrar a cachoeira do Peba. Alí, quem não tem preparo físico não pode se arriscar. Ainda bem que os componentes da nossa comissão são todos ex atletas, senão ia ficar só na vontade. Mas nós tivemos esse privilégio. Linda! Glamurosa! Com aproximadamente 80 a 90 metros de altura. Fica localizada na fazenda do Senhor Epaminondas. Este senhor, muito gentil, nos autorizou a fazer a visitação.


Andamos das 8:00 às 17:00 horas, com um intervalo para almoço de 40 minutos. Não podíamos perder tempo, são muitos pontos importantes para registrar e tínhamos que aproveitar o dia.

Para quem não conhece, visite o nosso blog da Comissão do Centro Juvenil juntamente com a Comissão do Grupo Esquinão e viaje nas belezas de Poxoréu.

Gente, Poxoréu é maravilhoso, juntamente com seu povo hospitaleiro.