COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

29 novembro 2006

O QUE É VERDADEIRO PERMANECE.



Fazendo um resgate histórico do Centro Juvenil e seus ex-alunos, destacamos nesta semana a história do casal JULITA DE ALCÂNTARA POLLARD E TOMAS POLLARD, ela Poxoreense, ele americano. Moraram em Poxoréu aproximadamente até o ano de 1975, hoje o casal e a família reside em Desmoines –Iowa – E.U.A, há mais de trinta anos.


Julita e Tomas assistiram a construção do Centro Juvenil, aproximadamente em 1972, comandada pelo Mestre Armando Catrana e Padre Pedro, com o envolvimento de toda a comunidade na construção.
Desde o começo, participávamos ativamente de todas as atividades desenvolvidas no Centro Juvenil, “Eu, a Ana Rita, Geneza, Célia, participávamos de reuniões, fazíamos programas sociais junto à Associação Garimpeira, distribuindo alimentação, ajudávamos nas atividades esportivas”, era uma época muito boa, relatou Julita.



As atividades eram intensas, campeonatos com várias premiações, a participação do público era maciça, era como se fosse “abertura de copa do mundo”, lembram.


Tomas participou do campeonato de Xadrez, em 1973, onde recebeu um diploma das mãos do Dr. Joaquim Nunes Rocha, por ter sido classificado entre os dez melhores, “o sétimo ou oitavo, lembra-se, “mas o melhor mesmo era o Turazzi”. Era um evento importante, com o envolvimento de toda a sociedade, e que contava com a participação de 75 a 80 concorrentes, era muito "chique", recorda-se.

Para Julita Pollard o Centro Juvenil foi essencial em sua vida “pois eram coisas simples, mas encontrávamos com os amigos, sob observação dos adultos em ambiente sadio, tanto que os pais ficavam tranqüilos quando estávamos no Centro Juvenil. O Centro Juvenil foi construído visando o melhor para a comunidade.”

Em visita ao Brasil desde agosto de 2006, foram a Poxoréu para rever familiares e amigos, visitaram também o Centro Juvenil e sentiram uma realidade bem diferente, "senti que falta manutenção, estava meio triste". Visitaram a oficina de marchetaria e se comprometeram a ajudar na divulgação das obras dos marcheteiros nos Estados Unidos para venda dos produtos.
Na próxima semana o casal regressa aos Estados Unidos.


Tomas Pollard, um Poxoreense de coração, deixa uma mensagem ao povo de Poxoréu “a cidade e o povo tem muitas oportunidades com as novas modas de comunicação. A coisa mais importante é que o povo trabalha junto, unidos sempre tem mais fortaleza que um trabalhando só. O povo Poxoreense continua juntos, mesmo ligados com aqueles Poxoreenses que moram foram, o céu é o limite. Vai ter muitas alegrias no progresso de todos. O que é bom para um Poxoreense também é bom para todos.”



Cila