COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

15 janeiro 2007

Pinacoteca de Poxoréu: no Sul do Mato Grosso reina a arte universal






Matéria: Professor Edinaldo Pereira
Para muitas pessoas, conhecer quadros de Van Gogh, Monet, Da Vinci, Michelangelo pode ser apenas sonho. Em Poxoréu essa é uma realidade bem palpável, basta descer a Rua Mato Grosso e entrar na Pinacoteca, onde estão expostas cópias de quadros famosos de diversas escolas da pintura, diversos estilos e que remontam muitos anos da História da Arte.
A Associação Partilhar, fundada Pelo Prof. Renato Zanettin e pela Prof.ª Giovanna Maletto mantém uma escola de pintura que já expôs trabalhos de seus alunos até na renomada Universidade Bocconi, de Milão, Itália.
A escola começou de modo muito simples, com aulas de pintura no Centro de Formação Profissional dos Salesianos. Aos poucos, a garra dos alunos converteu-se em talento puro e acabou por produzir obras que foram muito bem aceitas pela crítica, incluindo-se aqui professores de várias universidades e o reconhecimento oficial da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande, que emitiu o certificado de conclusão de curso àqueles que durante três anos se dedicaram com afinco no estudo da pintura.
O professor Renato lecionou Pintura e História da Arte durante trinta anos na Itália e resolveu multiplicar seu dom em Poxoréu, após a sua aposentadoria.
Do programa de curso constam desde os exercícios mais básicos com linhas até os mais complexos, que são a realização de cópias de obras famosas no mundo inteiro, sob o olhar atento e severo do mestre. Por último, cada aluno descobre seu estilo próprio de pintar e desenvolve seus próprios motivos.

A escola já se encontra numa fase de maturidade acadêmica invejável, posto que os egressos da primeira turma se converteram em professores dos novos alunos, ou seja, o conhecimento da arte de pintar se multiplica e dissemina entre o nosso povo.
Já foram realizadas as seguintes exposições:
No Brasil:
- Centro Juvenil em POXORÉU nos Anos 2002-2003-2004-2005
- UCDB (Universidade Católica Dom Bosco ) em Campo Grande, 2003
- Shopping em Campo Grande, em 2003
- Casa da Cultura de Campo Grande, em 2003
- Casa da Cultura do Estado do MT em Cuiabá, em 2005
- Arte-Galeria de Rondonópolis no mesmo ano
Na Itália:
- Universidade "Bocconi" de Milão, de 6 de Março a 6 de Maio de 2006. Foram expostas 101 telas pintadas a óleo pelos alunos de Poxoréu, com documentação feita pela RAI e veiculada a todo o território italiano pela televisão aberta e para o mundo inteiro, através do canal por assinatura.

Segundo o Professor Renato Zanettin, as cópias dos quadros famosos levam a aluno a entender melhor a técnica de cada estilo, como a Renascença, o Impressionismo e o Romantismo e aplicá-las aos assuntos típicos do Brasil, como a figura humana, paisagens e temas culturais que fazem parte da identidade do povo brasileiro.
O curso tem a duração de três anos, totalizando 432 horas-aulas, sendo 4 horas-aulas semanais. Do programa constam as seguintes etapas: Exercícios gráficos de base; a figura humana e suas proporções; a fotografia e sua função na historia da arte; perspectiva; sombra e luz; cor; técnicas cromáticas; técnica de desenvolvimento de uma imagem; aquarela; óleo sobre tela e História da Arte.
Há uma diversidade de horários para as diversas turmas, o que torna a escola de pintura acessível a qualquer um que queria entrar no incrível mundo em que os sentimentos são eternizados nas imagens que se materializam numa tela em branco.
Quem desejar conhecer um pouco desse universo fantástico pode ser dirigir à pinacoteca de Poxoréu ou entrar em contato através do telefone (66) 3436-1134
E depois é só fazer voar a imaginação.
Prof° Renato - responsável pelos cursos e Giovanna - Presidente da Associação "Partilhar".e-mail : malettin@terra.com.br