COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

07 dezembro 2006

PROGRAMA SEGUNDO TEMPO, MAIS UMA CONQUISTA!


Por: Lúcia Voltan Ribeiro



A falta de recursos humanos, financeiros e materiais, levaram o Centro Juvenil nos últimos anos a procurar uma nova maneira de desenvolver o seu trabalho, através parcerias: parceria com o poder publico, parceria com a comissão dos ex- alunos, e outras.
Uma dela é com a CISBRASIL – Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil que apresentou o projeto “União Pela Vida – Esporte e Lazer construindo a Cidadania” que fora aprovado pelo Ministério do Esporte” dentro do Programa Segundo Tempo, e com nossa alegria o Centro Juvenil faz parte dos 51 núcleos de atendimentos operando no Brasil.


O objetivo do Programa é atender crianças e jovens carentes com faixa etária de 07 a 21 anos com atividades esportivas. Considerando que os bairros da nossa cidade, onde residem as maioria deles , estão longe do Centro Juvenil dificultando a participação, optamos pra implantar o Programa na seguintes localidades:

* Bairro Alameda Monchão Dourado, no espaço da Escola Barão do Rio Branco onde tem uma quadra de esporte (hoje a escola não está funcionando) atendendo 70 crianças.

*Bairro Vila Irantinopolis em parceria com a Escola João Pedro Torres, atendendo a 230 alunos

* na sede do Centro Juvenil com 300 meninos/as, garotos/as e jovens.

Os participantes além da prática de iniciação ao esporte (Voley, futsal, futebol e handebol) e momentoa de lazer, aprendem a conviver com valores como a solidariedade, auto-estima, respeito ao próximo, facilidade na comunicação, tolerância, sentido do coletivo, cooperação, disciplina, capacidade de liderança, respeito das regras, noções de trabalho em equipe, além de auxiliar no combate às doenças, evasão escolar, uso de drogas, criminalidade e assim por diante, enfim vida saudável.


As crianças, adolescentes e jovens recebem refeições ou lanches reforçados conforme cardápio sugerido por uma nutricionista do programa.

Os monitores são estudantes de graduação, regularmente matriculados no curso de Educação Física da UFMT - freqüentando o sexto semestre, profissionais bem preparados.
O Ministério de Esporte fornece matérias esportivos confeccionados pelos programas Pintando a Liberdade, que possuem centros de produção em unidades prisionais e em outros espaços comunitários de diversas regiões do Brasil.

Todos nós somos felizes para essa nova conquista especialmente os nossos beneficiários.
Lúcia.

1 Comments:

At 9:32 AM, Blogger Tribuna dos Esportes said...

Parabéns por esta conquista.

Equipe Tribuna.

 

Postar um comentário

<< Home