COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

09 dezembro 2006

SOBRE A INSTITUIÇÃO CENTRO JUVENIL

oratório do Centro Juvenil

O Centro Juvenil de Poxoréu/MT, popularmente conhecido, é uma filial da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), uma entidade religiosa com sede em Campo Grande/MS, que tem como princípio educar os jovens para os verdadeiros valores, seguindo o método educativo de Dom Bosco, que se fundamenta no tripé: religião-razão-carinho. A Missão Salesiana se faz presente no Estado do Mato Grosso desde 1894, e, em Poxoréu, desde 1941, através da MSMT-São João Batista, com três frentes de trabalho: Paróquia, Hospital e Centro Juvenil. O Centro Juvenil é uma obra social totalmente filantrópica, sem fins lucrativos, que, embora voltada de modo especial para os jovens mais necessitados, atende crianças, adolescentes, jovens e adultos, sem discriminação de sexo, cor, idade, raça, credo político ou religioso, condição social ou de nacionalidade.

O Centro Juvenil iniciou os seus trabalhos de atendimento social, na pequena cidade de Poxoréu – que hoje conta com aproximadamente 20 mil habitantes -, por volta de 1970, diante da necessidade vista pelos Salesianos de se oferecer aos jovens uma formação não apenas humano-religiosa, mas também profissional.

A Missão Salesiana de Mato Grosso é reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 62.137 de 17.01.68; Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 135, de 19.09.80, do Estado de Mato Grosso do Sul e Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº 707, de 24.02.61, do Município de Campo Grande/MS. A MSMT possui Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, através do processo nº 71010.002026/2003-72, que foi deferido através da Resolução CNAS nº 37, de 24.03.2004, publicada no Diário Oficial da União de 26/03/2004, Seção I, com validade até 31/12/2006.

Como filial, a MSMT-São João Batista Centro Juvenil, com CNPJ n.º 03.226.149/0026-30, isenta de Inscrição Estadual, possui o seguinte endereço: Av. Dom Bosco, 01 - Centro – Poxoréu/MT - CEP 78800-000 - Fone: (66) 3436-1603 - Fax: (66) 3436-1579 - E-mail: centrojuvenil03@hotmail.com.

Nos períodos de 1968 a 1974 e 1984 a 2000, o Centro Juvenil ficou sob a direção do salesiano Mestre Armando Catrana, que desenvolveu junto à comunidade local um excelente trabalho social, cujo público alvo era a juventude. O Mestre Armando recebia ajuda financeira de um grupo de italianos, denominado “Amici Armando”, que custeava todas as despesas necessárias com as execuções dos projetos empreendidos.

Com a transferência do Mestre Armando Catrana para outro Estado, o Centro Juvenil deixou de receber tal ajuda, comprometendo os projetos e ações ali executados com as crianças, adolescentes e os jovens.

O Centro Juvenil, hoje, está sob a direção e administração do Pe. Josuelino da Costa Afonso, brasileiro, apoiado pela Comunidade Salesiana e por uma Diretoria representativa. Embora com toda a estrutura física adquirida, o Centro Juvenil passa por muitas dificuldades financeiras para manter funcionando todos os projetos e atividades com as crianças, adolescentes e jovens, anteriormente, desenvolvidos, pelo Mestre Armando Catrana. A conseqüência mais grave é que toda a estrutura já construída fica comprometida pela dificuldade de manutenção.

É preciso levar em consideração também que os tempos mudaram. Hoje os métodos educativos são outros. Os parâmetros e modelos de educação não são os mesmos de outrora. Isso reflete na formação da personalidade. As crianças, os adolescentes e os jovens que freqüentam o Centro Juvenil não são mais como os do tempo do Mestre Armando. Para o bom êxito dos trabalhos exigem-se nova metodologia, novo modelo de formação humano-religiosa, nova linguagem, nova maneira de se organizar, novas parcerias, nova adaptação até mesmo do espaço físico.

As atividades esportivas, de recreação e culturais nem sempre são bem desenvolvidas, pois se acaba esbarrando na falta de recursos financeiros, sendo realizadas de forma esporádica e precária, contando, muitas vezes, com a ajuda de voluntários que se sensibilizam com a situação.

Essa ausência de opções concretas de esporte, lazer e recreação, aliada à falta de empregos numa cidade de economia exaurida, lamentavelmente desencadeou um grave problema social na comunidade local, que atinge de forma direta as crianças, adolescentes e jovens que convivem pacificamente com “a PROSTITUIÇÃO INFANTIL, o ALCOOLISMO e o USO DE DROGAS”, conforme conclusões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou a exploração sexual de adolescentes em todo o país (Fonte: Diário de Cuiabá ed. 10.962).

Embora tendo a MSMT como mantenedora, o Centro Juvenil é uma Obra Social, portanto, de responsabilidade também da sociedade, que deve dar a sua contrapartida. Visando reverter esse quadro social e dar continuidade às atividades desenvolvidas, com condições concretas e adequadas de resgate dessas crianças, jovens e adolescentes, através da prática do esporte, lazer, recreação e formação religiosa, é que nasceu este Projeto.

A direção da entidade busca, assim, conseguir APOIO e RECURSOS necessários para melhorar e readequar toda sua infra-estrutura, devolvendo a esta parcela tão querida da sociedade a possibilidade de um crescimento saudável e digno.
fonte: trecho extraído do Projeto Renascer - 2007