COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 agosto 2008

NOVA INICIATIVA NA SEMANA DA PATRIA

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral intensifica coleta de assinaturas

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral intensifica coleta de assinaturas
em 22/08/2008 15:40:06 (1411 leituras)

Para alcançar mais de um milhão de assinaturas, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) distribui kits e promove Mobilização Nacional na Semana da Pátria

Em apenas três meses, mais de 110 mil assinaturas foram coletadas em todo o Brasil em função do Projeto de Lei (PL) de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos.
Segundo os organizadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o estado que mais colheu assinaturas foi o Paraná, com 32.500. Em seguida, vêm São Paulo, com 24.797, e o Espírito Santo, com 16.774. Além desses, o MCCE já recebeu assinaturas de 22 estados e do Distrito Federal.
Para que o projeto seja enviado à Câmara dos Deputados é necessário alcançar um milhão e trezentas mil assinaturas, o que equivale a 1% do eleitorado brasileiro.
Para tanto, a Campanha Ficha Limpa será intensificada, especialmente na Semana da Pátria, de 1 a 7 de setembro. Trata-se da 1ª Mobilização Nacional para a coleta de assinaturas. De acordo com dados do MCCE, hoje já existem 200 Comitês 9840, espalhados pelos estados e municípios brasileiros, que oferecem esclarecimentos a respeito do projeto de lei e coletam assinaturas.
O PL tem como objetivo alterar a Lei de Inelegibilidade, tornando inelegíveis as pessoas com condenação em primeira instância por crimes graves ou, no caso dos detentores de foro privilegiado, com denúncia recebida por um tribunal e os que tenham renunciado para fugir de cassações.
A CNBB (Conferencia NAcional dos Bispos do Brasil) reafirma apoio ao MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral)
Em reunião, de 19 a 21 de agosto, na sede da CNBB, em Brasília, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral reafirmaram o apoio da CNBB, uma das 37 entidades do MCCE, ao Projeto de Lei, que foi lançado justamente na 46ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em maio deste ano.

27 agosto 2008

VIII FESTA DA PRIMAVERA

NÃO PERCA TEMPO! A FESTA ESTÁ CHEGANDO!!!



RESERVE A SUA MESA NO TELEFONE 3436/1603

ADQUIRA O SEU INGRESSO ! ANTECIPADO R$ 8,00 -



CONTAMOS COM VOCE E SUA FAMILIA,
A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!

O ENCONTRO DA ESCOLINHA FOI 10 CONFIRA!

,,, o almoço está quase pronto!!!!
Encerramento do encontro, nós somos "luz e sal da terra"


Reflexão em grupo

Palestra de Irmã Nazaré

VALEU!

26 agosto 2008

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA ESCOLINHA DE VOLEI





Criatividade na elaboração do crachá


Horario de reflexão


No último sábado, dia 23, a turma de Escolinha de Vôlei, do Centro Juvenil, que é uma parceria da Comissão Independente de apoio ao Centro Juvenil e o Programa Segundo Tempo, juntamente com seus instrutores, fizeram um Encontro de formação, em uma Chácara próxima da cidade. Um dia regado a muita espiritualidade e animação!
A Ir. Nazaré, Salesiana que aqui reside, preparou momentos de reflexão, onde todos os jovens participantes se emocionaram muito.
O almoço foi uma oportunidade de conversa e partilha e, claro que após um breve descanso, a garotada foi se divertir, jogando bola, tomando banho de piscina, jogando vôlei é claro! E outras brincadeiras que animou toda tarde!
Finalizando o encontro, foi servido um lanche e, todos se direcionaram para a Celebração Final, que fechou com chave - de- ouro o Encontro.
Parabéns aos voluntários que há três anos dedicam seu tempo em prol da juventude, um obrigado de coração e um agradecimento especial tambem a Orlando e Elirene pela disponibilidade da chaçara.


..................... e assim a Historia do centro Juvenil continua. Obrigado.

24 agosto 2008

A NOVA ASSISTENCIA SOCIAL



Por :Lucia Voltan









A Assistência Social passa por profundas mudanças no Brasil Com a expansão dos Programas Sociais, o MDS inaugura o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que reorganiza ações e serviços em todo o território nacional.


Trata-se de uma verdadeira revolução na área, que envolve atendimento a cerca de 60 milhões de brasileiros. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, com a consolidação do SUAS, a assistência social sai definitivamente do campo do assistencialismo e do clientelismo para o espaço superior das políticas públicas e das ações normatizadas.






O novo sistema é fruto de quase duas décadas de debates e coloca em prática os preceitos da Constituição de 1988, que integra a assistência à Seguridade Social, juntamente com Saúde e Previdência Social.

Assim, as diversas ações e iniciativas de atendimento à população carente deixam o campo do voluntarismo e passam a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado. De mero favor, um benefício da assistência social agora é um direito do cidadão.
O Sistema Único integra uma política pactuada nacionalmente, que prevê uma organização participativa e descentralizada da assistência social, com ações voltadas para o fortalecimento da família. Baseado em critérios e procedimentos transparentes, o Sistema altera fundamentalmente operações como o repasse de recursos federais para estados, municípios e Distrito Federal, a prestação de contas e a maneira como serviços e municípios estão hoje organizados.






O marco oficial para a implantação do Sistema foi quando o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Norma Operacional Básica do SUAS, estabelecendo um conjunto de regras que disciplinam a operacionalização da Assistência Social e a transição do antigo para o novo modelo. Os repasses que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já estarão dentro das novas regras, assim como a expansão das metas dos programas.






NOVAS REGRAS - As novas regras são muitas. Uma das inovações é a classificação dos municípios em três níveis de gestão (Inicial, Básica e Plena), de acordo com a capacidade de gestão que cada cidade tem de executar e co-financiar os serviços da assistência social.
AJUSTES EM VÀRIOS NÍVEIS - Em todo o Brasil, municípios e estados estão mobilizados com os ajustes que deverão ser feitos de imediato e também na realização de conferências. O MDS está promovendo uma série de outras mudanças em suas políticas sociais, com o objetivo de construir um sistema otimizado e dinâmico. Além de reunir os programas de transferência de renda como o Bolsa Escola e o Vale Gás em um só – o Bolsa Família -, o Ministério deve concluir, até o final do ano, a integração do Bolsa Família com o Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI). Além de facilitar o processo de depuração dos cadastros, eliminando duplicidades, lacunas e distorções, o MDS espera, com isso, obter os recursos necessários para atender a todas as crianças que ainda são exploradas no trabalho infantil.
Proteção Social Básica - CRAS
A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina−se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos − relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).






Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri−las nas diversas ações ofertadas. Os benefícios, tanto de prestação continuada como os eventuais, compõem a proteção social básica, dada a natureza de sua realização.
Conteúdo relacionado:
Benefício de Prestação Continuada - BPC
Financiamento
Programa de Atenção Integral à Família – PAIF/ Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
Projeto Pro Jovem de Desenvolvimento Social e Humano
Serviços continuados para o atendimento à criança, à família e à Pessoa Idosa
Proteção Social Especial - CREAS
A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. São serviços que requerem acompanhamento individual, e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.






Os serviços de proteção especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo, muitas vezes, uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo. Esse serviço envolve a proteção social Especial de média complexidade e Proteção Social Especial de alta complexidade.
Conteúdo relacionado:
· Serviços e usuários
· Financiamento
· Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
· Serviços de proteção Social às Crianças e aos Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e a Suas Famílias (Combate ao abuso e a exploração - CRES (centro de Referencia Especializado da Assistência Social).





Neste contesto o CENTRO JUVENIL trabalha em parceria com as duas Unidades oferecendo o espaço e monitoramento atravès o desenvolvimento dos Programas Sociais: PRO-JOVEM competencia do CRAS e PETI - Erradicação do Trabalho Infantil - competencia do CREAS.






No mês passado realizamos uma capacitação para os monitores dos Programas incluindo também os monitores dos distritos de Alto Coite, Aparecida do Leste , Paraiso e Jarudore.






De uma forma muita dinâmica e descontraída a capacitação, coordenada pela Prof.a Izelda, coordenadora do CREAS e sua equipe contribuiu para o fortalecimento do conhecimento dos Programas , o intercambio dos monitores afin de melhorar cada vez mais, o nosso relacionamento com as crianças e adolescentes adotando o Sistema Preventivo de Dom Bosco, sistema atualissimo, que trabalha os tri-pés de uma boa educação: algo se consegue atraves a RAZAÕ - RELIGIÃO E AMOR.





''Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito''.


(Dom Bosco)





20 agosto 2008

Aniversario de mestre Armando




A Comunidade do Centro Juvenil, ex-alunos, educadores, amigos e colaboradores desejam ao Mestre Armando muito anos de vida, saude, alegria, serenidade.


Obrigado por ter escolhido Poxoreu para festejar o


seu aniversario e agradecer a Deus pelo dom da vida!





VISITE-NOS SEMPRE!

É BOM TE-LO ENTRE NÓS!

..........mais imagem do Domingo : dia dos Pais


Irmã Ivete, salesiana de Rondonia, também visitou a
Comunidade neste domingo


Lanche de confraternização

19 agosto 2008

VISITA DE MESTRE ARMANDO

DOMINGO ESPECIAL NO CENTRO

O segundo domingo de agosto foi um domingo especial no Centro, por dois validos motivos:

· a presença dos pais , neste dia que merece uma reflexão muito séria sobre a missão insubstituível do pai e da mãe dentro do lar. Desde a criação, Deus colocou à frente de toda a criança que vai nascer um pai e uma mãe, que tem então um tempo para se preparar e depois assumir a paternidade e a maternidade. Eis a questão: assumir ou sumir.

· A presença do Mestre Armando que passou seu aniversário aqui em Poxoréu, muito querido por toda a Comunidade. Os ex-alunos fizeram questão de recepcioná-lo com muita alegria e festa. È claro que em um momento tão emocionante como este, os oratorianos que freqüentavam o Centro Juvenil se deliciam em relembrar os momentos que partilharam junto ao Mestre.
Grupo da Liturgia Mirim dá as boas vindas

Os pais presentes no momento da reflexão


AGOSTO MES DAS VOCAÇÕES


Nossa Igreja comemora no mês de agosto o mês das vocações, dedicando cada domingo a uma vocação específica, no primeiro domingo do mês de agosto é comemorado o dia do padre, no segundo domingo que é quando acontece a comemoração do dia dos pais celebra-se o dia daqueles chamados a vida matrimonial, logo a gerarem novas vidas para Deus, aqueles que são chamados a serem co-criadores de Deus, no terceiro domingo em virtude da comemoração da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, é destacada a vocação religiosa feminina e masculina e no quarto domingo o apostolado leigo, especialmente os catequistas.

É um mês de grande importância pois vem trazer novo ânimo a igreja em especial vem despertar novas vocações.

1º domingo de agosto DIA DO PADRE
Dia 29 de julho o Pe. Josuelino da Costa Afonso, diretor do Centro Juvenil, comemorou dois anos de Ordenação com muita festa a alegria! A Comunidade continuou no clima de oração e recordação até o 1º domingo de agosto: Dia do PAdre.
Durante esse tempo percebe – se tamanha afeição que o mesmo criou pelos jovens e crianças, assim dedicando grande parte do seu tempo em prol da Comunidade.
A juventude demonstra um carinho especial pelo mesmo, que retribui sem medir esforços para, seguindo os passos de Dom Bosco, ganhar o coração dos jovens.
Toda a Equipe do Centro Juvenil presta os mais sinceros agradecimentos e deseja que esta data a cada ano que passa seja comemorada com mais e mais alegria!

16 agosto 2008

VEM AÍ A OITAVA FESTA DA PRIMAVERA

Queridos Amigos Colaboradores

estamos de volta, com o convite imperdivél da VIII FESTA DA PRIMAVERA -

QUE ACONTECERÁ DIA 05 E 06 DE SETEMBRO DE 2008! Não percam, contamos com a sua presença!

VIII FESTA DA PRIMAVERA