COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

11 julho 2006

ARTISTAS DO CENTRO JUVENIL DE POXORÉO REALIZAM EXPOSIÇÃO NA ITÁLIA


Com apoio do casal italiano Renato e Giovanna Zanettin, as artistas Iraci Macedo e Dete, comandam em Milão, Itália, uma exposição coletiva de óleo sobre tela e de aquarelas de 20 artistas formados pela Escola de Desenho e Pintura do Mestre Zanettin.
Após dois meses em Milão, a exposição artística representada pelas poxoreenses Iraci e Dete segue para Gênova e outras duas cidades italianas.
Há quase cinco anos o mestre italiano Renato Zenettin promove no Centro Juvenil de Poxoréo, em uma parceria com a Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (MS), o Curso Desenho e Pintura "Estilo Clássico Europeu".
Trabalhando o ensino da pintura de uma forma diferenciada, os mais de 160 alunos do professor Zanettin são estimulados a se inspirar nos grandes nomes da história, como Van Ghog, Monet, Gauguin, dentre outros. Segundo o mestre italiano, o professor não deve interferir na criatividade do aprendiz, mas atuar como um apoio, trabalhando lado a lado. “Seus professores acabam sendo os autores originais das obras. Quem trabalha comigo deve aprender todas as técnicas, conservando a personalidade”.
O mestre Renato Zanettin nasceu na Itália em Vedelago e após concluir o segundo grau entrou para o Instituto de Arte de Firenze “Porta Romana”, onde adquiriu o titulo de “Mestre de Arte” no ano 1972. Em 1978 recebeu o titulo de “Accademico Belle Arti – sez. Pittura” na Accademia Internazionale di San Marco de Napoli, que equivale ao título de doutor no Brasil. Participou de exposições coletivas de óleo sobre tela e de aquarelas na Itália, França e Suíça. Teve exposições individuais em várias cidades da Europa. Há seis anos mudou para Poxoréo e desde então vem repassando seus conhecimentos sobre arte na cidade, formando uma geração de artistas na antiga Capital dos Diamantes, no sul de Mato Grosso.
Em de abril do ano passado, o grupo de artistas poxoreenses realizaram uma exposição na sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá. Agora o trabalho conquista a Itália de Zanettin.
O próximo projeto do mestre Renato Zanettin é a criação de uma cooperativa e a aquisição de um salão para abrigar uma galeria para exposição e vendas dos trabalhos realizados pelos artistas de Poxoréo, além de contribuir para que o nível da arte figurativa conquiste níveis mais elevados, compatíveis com o europeu e a melhoria da renda dos artistas que formou no Centro Juvenil.

18/05/2006 -
fonte: Laboratório Jornalismo IVE
Instituto Varzeagrandense de Educação