COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

19 julho 2006

"GENTE QUE FAZ PARTE DA SOLUÇÃO"


“Estamos ajudando estas pessoas a desabrochar e a crescer. A transformação está sendo realizada dentro dos corações e das cabeças deles e o resultado não dá para medir agora, como o aumento no número de prédios e instalações. Só
veremos os resultados daqui a 30 ou 40 anos”
Mestre Armando Catrana
(texto extraído da reportagem - aprovada área para missão salesiana - fonte: website da câmara Municipal de Três Lagoas/MS

Pertinentes os comentários do Paulo Americano, diga-se, americano de nascimento e Poxorense de coração. Nós, Poxoenses, somos um povo de muita garra e perseverança, "não desistimos nunca", basta apenas termos consciência do nosso potencial para transpor as barreiras dos pseudo-obstáculos que se colocam à nossa frente.
Tenhamos como parâmetro o exemplo vivo do Mestre Armando Catrana, que mesmo com saúde debilitada, cabelos brancos está recomeçando seu trabalho em outro local, plantando sua sementinha, cujos frutos, conforme ele mesmo relatou, só serão colhidos daqui a 30 ou 40 anos, talvez.
Nós, que convivemos longos anos com seus ensinamentos, já somos os frutos que ele plantou ontem, e daí? Não basta apenas reconhecer a importância deste trabalho sem perpetuá-lo. É preciso que também plantemos nossa semente e contribuamos para que essa "árvore" não morra.
Poxoréo é uma terra abençoada, não só por sua riqueza pessoal, natural e paisagística, mas também por que para lá Deus sempre encaminha pessoas "iluminadas", que se doam gratuita e incondicionalmente para o desenvolvimento da cidade e sobretudo das pessoas em todas as dimensões de pessoa humana.
Como exemplo dessa assertiva poderíamos citar páginas de nomes de pessoas que ali gravaram seus nomes, notadamente no Centro Juvenil, tais como o Mestre Armando Catrana, professor Neuvany Veriano Martins, Raul Dorilêo, Adolfo Catalá, Luigi Galibert, Padre Pedro, irmã Ângela, Lucia Voltan e José Antônio, Josuelino, dentre outros, inúmeros...
Entretanto, diante das acirradas e atuais discussões acerca do Lar Laura Vicunã, envolvendo o casal Zanettin, convidamos a uma reflexão.
Quem é RENATO ZANETTIN? A pergunta é facilmente respondida quando empreendemos uma simples pesquisa em sites de busca da internet.

O professor Renato Zanettin nasceu em Vedelago (Treviso ) ITALIA , aos 31 de Outubro de 1943. Iniciou seus estudos na escola primaria da sua cidade de origem. Concluido o ensino fundamental, completa o segundo grau, formando-se Professor, no Instituto Magistral “Gaspara Stampa”, em Brescia, no ano de 1963. Em seguida entra no Instituto de Arte de FIRENZE “Porta Romana”, onde adquire o titulo de “Mestre de Arte “ no ano 1972.
No ano 1978 recebe o titulo de “Accademico Belle Arti – sez. Pittura” na Accademia Internazionale di San Marco de NAPOLI (carteira n.02159), equivalente ao título de doutor no Brasil. Durante 27 anos é docente de Desenho e Educação Artística na Escola Estadual Media e Superior. Participou de exposições coletivas de telas em óleo e de aquarelas na Itália, França e Suíça e teve exposições personais em varias cidades Européias. (informações extraídas do website www. cultura.mt.gov.br – Secretaria de Estado e de Cultura de mato Grosso).
Não bastasse isso, o casal Zanettin desenvolve, há longos anos, trabalhos com crianças, jovens adolescentes e também adultos, abrindo as portas da cultura para o nosso povo tão humilde. Tal trabalho possibilita não só o desenvolvimento da pessoa enquanto cidadã, mas também propicia-lhe uma fonte de renda, tão necessária diante da escassez de trabalhos fixos em nossa região. Os reflexos e reconhecimento desse trabalho tão dignificante já ultrapassaram as fronteiras do nosso município, ganhando repercussão no Estado, no Brasil e também internacional, conforme se afere em matéria publicada nesta página.
Diante de todo esse quadro, gostaríamos de relatar uma história de um velho filósofo para reflexão.
"Estava o velho filósofo sentado à beira do mar, riscando a areia, quando ali chegou o rei. Ele se assustou com a ilustre presença, mas não perdeu a calma e continuou a fazer rabiscos na areia.
- tenho ouvido na minha aldeia que você é uma pessoa muito sábia e venho me consultar - disse o rei.
-pois não senhor, se os meus conhecimentos lhe servirem... - disse o filósofo
- hoje vou levar um dos meus súditos à forca, ele me fez uma contrariedade muito grande. Mas apesar de tudo, sempre foi um servo muito prestativo, muito leal ao rei e ao meu povo e serve de conselheiro aos trabalhadores da aldeia, por isso estou em dúvida. Com o seu conhecimento, posso chegar a uma conclusão do que devo fazer, enforco o súdito e satisfaço a minha vontade pessoal ou deixo-o vivo passando pela humilhação de ter que voltar atrás em minha decisão de rei.
O velho filósofo continuou de cabeça baixa, muito calmo, e respondeu:
- meu senhor.... é muito simples. Todas as nossas decisões são muito simples.
Se o senhor achar que ele faz parte do problema, enforque-o...
se o senhor achar que ele faz parte da solução, deixe-o viver...
Que essa bela história sirva para reflexão, pois temos a certeza irretorquível que o casal Zanettin faz parte DA SOLUÇÃO para a nossa cidade.
Juscilene Vieira de Souza
Cila


3 Comments:

At 10:27 AM, Anonymous Anônimo said...

TESTE1

 
At 10:30 AM, Anonymous Anônimo said...

teste2

 
At 10:32 AM, Anonymous Anônimo said...

teste3

 

Postar um comentário

<< Home