COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 janeiro 2007

SANTO DO DIA: SÃO JOÃO BOSCO

Por: Lúcia Voltan Ribeiro


Neste dia 31 de janeiro é celebrada a memória de São João Bosco, fundador e pai da família Salesiana. Nós, ex-alunos, alunos e dirigentes do Centro Juvenil não poderíamos deixar importante data passar em branco.

São João Bosco nasceu em 1815, na Itália, próximo a Turim. Com dois anos de idade perdeu o pai, sendo que a mãe Dona Margarida batalhou contra a pobreza para criar seus filhos. Tamanha era a luta de Dona Margarida que diante do chamado de João ao sacerdócio disse-lhe: "Eu nasci na pobreza, vivi sempre pobre e desejo morrer pobre. Se tu desejas tornar-te padre para ficar rico, eu nunca irei te visitar". Providencialmente todos os desafios e durezas da vida fizeram do coração do sacerdote de vinte e seis anos, Dom Bosco, um homem sensível aos problemas dos jovens abandonados ou que viviam longe de suas famílias como operários.

Desta realidade começou a desabrochar o carisma que concretamente construiu os Oratórios, que eram - como ainda são- lugares de resgate das almas dos jovens. O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isto abriu escolas de alfabetização, artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional; foi por isso que a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai". Dom Bosco mesmo incomprendido por muitos e acusado de louco, conseguiu atrair a tantos que fundou a Congregação dos Salesianos, em homenagem à proteção de São Francisco de Sales. Também colaborou para o surgimento do Instituto das Filhas de Maria Axiliadora. De estatura atlética, memória incomum, inclinado à música e à arte, Dom Bosco tinha uma liguagem fácil , espírito de liderança e era ótimo escritor. Este grande APÓSTOLO DA JUVENTUDE foi elevado para o céu em 31 de janeiro de 1888 na cidade de Turim; a causa foi o OUTRO, já que afirmava ter sido colocado neste mundo para os outros.

Dom Bosco...rogai por nós!