COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

30 maio 2007

CENTRO JUVENIL POXOREU E ORATORIO SANTO ANTONIO CUIABÁ

Por: Lúcia Voltan Ribeiro

Os jovens e adolescentes do Centro Juvenil de Poxoréu e do Oratório Santo Antonio de Cuiabá viveram este ultimo fim de semana de maio com muita alegria – animação e descontração.
A comitiva cuiabana, um grupo de 44 entre adolescentes e jovens chegaram por volta das 17.30 do sábado, acompanhados pelo Assistente Erondi e pela equipe educativa do Oratório Santo Antonio .

Os jovens do CJ organizaram a acolhida do grupo com boas vindas instrumental. Após o passeio e a janta – tivemos um encontro de integração, com musicas, danças, fotos, explanação das atividades por parte de cada Casa.

Os três jovens, Luis Orione, Wallace Rodolfo e Augusto, que participaram do encontro com o Papa, representando a Paróquia S. João Batista de Poxoréu contaram a própria experiência; foi um momento de reflexão para os inúmeros jovens presentes.

Domingo 27 às atividades iniciaram com a S.ta Missa de Pentecoste. O grupo de dança “Hits Dance Salesiano” do CJ encenou a primeira leitura : o Espírito Santo, que aquece os continentes e o mundo inteiro.
No decorrer do dia, os torneios esportivos empolgaram a criançada e a juventude, houve jogos amistosos de futebol de campo e de futsal nas categorias feminina e masculina.
No fim da tarde os visitantes retornaram à capital lançando o convite para o próximo encontro de intercâmbio que será em Coxipó da Ponte.


CONFIRAM AS IMAGENS







































28 maio 2007

DIA DO ÍNDIO

Por: Lúcia Voltan Ribeiro
História do Dia do Índio.
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios, há séculos, estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e Importância da data.
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

EM POXOREU TAMBEM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COMEMOROU O DIA DO INDIO

O Centro Juvenil encheu-se de garotada na tarde do dia 19, quando a Secretaria Municipal de Educação Esporte Cultura e Lazer organizou uma comemoração a este dia, convidando um grupo da Etnia Xavantes de Sangradouro, à aldeia localizada no nosso Município e onde os Padres Salesianos opera até hoje. Centenas de alunos das Escolas Municipais e Estaduais acompanhados pelos professores e equipes educativas participaram do evento.
Crianças, adolescentes e jovens com muito interesse e concentração , assistiram as danças, corridas e lutas dos xavantes que mostraram um pouco da própria cultura.

Foi uma tarde muito linda –

PARABÉNS!

confiram as imagens










26 maio 2007

PRA MATAR SAUDADES...

Por: Juscilene Vieira de Souza

Durante esses quase quarenta anos em que o Centro Juvenil faz parte da vida das crianças, jovens e adultos Poxorenses, inúmeras atividades foram, e continuam a ser desenvolvidas. Cada uma delas com um público alvo e marcando uma época diferente.

Para as crianças e jovens da minha geração, é impossível esquecer dos torneios de ping-pong, colônias-de-férias, torneios de férias, dentre outros. Todas essas atividades eram desenvolvidas de forma simples e sem luxo, mas contagiante, e acabou atingindo seu fim.

Pra matármos as saudades dos velhos e bons tempos, escolhemos um evento que foi muito marcante, permeado por alegria e motivação, onde brincamos, comemos e sorrimos ao lado de inesquecíveis amigos; falo do "DIA DAS CRIANÇAS - OUTUBRO DE 1982", realizado no Centro Juvenil, eu estava lá e posso dizer que a alegria e satisfação é imensurável, destas, que de tão espontânea, não se alcança com a simples satisfação material mundana.



Aquele dia só não foi perfeito pra mim porque (por um azar do destino e não por incompetência), numa gincana, deixei o meu ovo cair da colher, e a minha equipe ficou em último lugar, coisas que acontecem até com os melhores atletas...