COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

12 fevereiro 2007

22 ANOS DE HISTÓRIA...


Certo dia alguém comentou que admirava muito o povo poxoreense, “porque vocês têm uma história e a valorizam”. Nós bem o sabemos que é verdade. Tudo que ali foi construído (Associação Garimpeira, Hospital São João Batista, Centro Juvenil) foi permeado por muita luta, dificuldades e dedicação, razão pela qual valorizamos esse acervo, que se configura em um patrimônio histórico e cultural do nosso povo.

Nesta oportunidade, registraremos a história da quadra poliesportiva do Centro Juvenil, a quadra “Armando Catrana”, também construída com muita dificuldade e esforço dos jovens atletas da época, muitos se recordam desde fato.

No início dos anos 80 os jovens de Poxoréu não dispunham de muitos lugares para as práticas esportivas. Em virtude desta necessidade e da “sede” de se tornarem atletas, houve uma mobilização liderada pelo professor Neuvany Veriano e Adolfo Catalá para que pudéssemos construir uma quadra no centro juvenil.
Ganhamos os materiais, mas a mão-de-obra, em sua maioria, foi dispendida pelos jovens da época, geralmente aos finais de semana para não atrapalhar os estudos.

período de pré-construção; set/1983
As meninas preparavam o lanche e ajudavam na limpeza, já os meninos pegavam “pesado na massa”, entretanto, era um compromisso que comparecíamos com muita satisfação, pois era a realização de um sonho.

O esforço e trabalho dos jovens poxoreenses


As obras tiveram início em setembro de 1983. Em fevereiro de 1984 ficou pronta, perfeita. No arquivo pessoal do professor Neuvany, ao lado da fotografia foi grafado em destaque: "OBRA CONCLUIDA PELO ESFORÇO DOS JOVENS DO CENTRO JUVENIL".


Em fevereiro de 1984 foi inaugurada, com a presença do Mestre Armando Catrana, foi uma emoção ímpar, a platéia lotou as arquibancadas do Centro Juvenil. Nesta ocasião foram realizados os jogos regionais estudantis em Poxoréu com uma grande participação da sociedade poxoreense, bem como dos atletas de outras cidades.


Ao longo desses anos a quadra Armando Catrana fez parte das nossas vidas, ali sorrimos, choramos, vibramos e torcemos...Os finais de semana dos jovens poxoreenses tinham endereço certo: o Centro Juvenil e a quadra Armando Catrana. Passávamos a tarde jogando e brincando junto com os amigos, eu só chegava em casa quando já estava terminando o programa do Chacrinha. A minha mãe ficava brava comigo e com a Neta dizendo que iria mandar nossas malas para o Centro Juvenil; numa ocasião ela estava tão brava que disse que iria mudar os nossos nomes para ‘QUADREIRA E QUADRADA”, meu primo Tonho (Inha) se lembra desse fato até hoje...

Enfim, por ali passaram muitos amigos queridos, alguns se mudaram de cidade, outros, mudaram de plano espiritual deixando saudades...

Muitas histórias foram vivenciadas ali.

Hoje, decorridos mais de vinte e dois anos de sua construção a quadra Armando Catrana, praticamente sem iluminação, com o piso sem condições para a prática do esporte, está precisando de ajuda, quase na UTI.

Por isso é a principal preocupação da diretoria do Centro Juvenil e da Comissão. O Engenheiro José Ribeiro de Souza (Zecão) já se comprometeu em elaborar um projeto para recuperação e reestruturação da quadra Armando Catrana. É necessário também um projeto para recuperar a iluminação.

Assim, estaremos lançando uma campanha para viabilizarmos a completa reforma e implementação da quadra Armando Catrana, pois certamente não deixaremos acabar esse importante patrimônio, construído com o esforço da juventude poxoreense e que já conta com mais de 22 anos de história, nos proporcionando, ao longo destes anos, muita alegria e satisfação.
Cila