COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 dezembro 2007

AGRADECIMENTOS

Por: Juscilene Vieira de Souza (Cila)

Chegamos ao final de mais um ano, e junto com o ano vindouro renascem as esperanças e expectativas de novas vitórias.
Em nome da Comissão Independente de Apoio ao Centro Juvenil gostaria de agradecer às pessoas que contribuiram para que o segundo Natal das Crianças fosse realizado. Foi um evento simples, mas com muita dedicação e carinho, o que por si só foi suficiente para arrancar inúmeros sorrisos das nossas crianças.
A Comissão Independente é formada por ex-alunos do Centro Juvenil, crianças de ontem que brincaram em seus gramados, quadras, arredores, e que levaram muitos puxões de orelha do Mestre Armando Catrana. Hoje, pais e mães de família, profissionais que cultivaram a sementinha plantada nos sábios ensinamentos do Mestre Armando, de forma ostensiva ou velada (as vezes através de um simples olhar!) Com exemplos, aprendemos o sentido de caráter e retidão de conduta, sobretudo, cultivamos a capacidade de nos indignar diante das desigualdades sociais.
Esperamos novas conquistas para 2008, possibilitando ao Centro Juvenil recursos materiais e pessoais para que continue a ser esse espaço maravilhoso, formador de caráter, "porto seguro" de muitas crianças que fazem parte da triste estatística de pertencerem à parcela da população que só fica com as migalhas do bolo...
Você, ex-aluno, amigo e simpatizante do Centro Juvenil, também está convidado a integrar a nossa Comissão e fazer a sua parte. Miremo-nos no belo exemplo dos Missionários e voluntários italianos, como Lúcia Voltan, Padre Pedro, Armando Catrana, Irmã Ângela, Drª Edvirges, casal Malletin, dentre tantos outros, que mesmo de terra tão distante se doaram para que a nossa população e as nossas crianças pudessem ter uma vida mais digna...
Que Deus nos abençôe e ilumine as nossas ações em 2008!!!!
FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!!!

29 dezembro 2007

NATAL DA CRIANÇAS II












Por: Gabriela Voltan Ribeiro

Agradecemos com carinho à solidariedade da Comissão Independente de apoio ao Centro Juvenil, pois a partir da ajuda econômica dos seus integrantes foi possível promover um Natal divertido para as crianças.
Após a celebração da Santa Missa do Natal, onde algumas crianças representaram o nascimento de Jesus, distribuímos rosquinha com refrigerante, além de estarem a disposição para as crianças se divertirem os brinquedos como: câmara elástica, castelo de bolinhas, mesas de sinuca e quebra-dedo.
Ao final da manhã o nosso querido Papai Noel, vulgo Neghinho, junto com seu ajudante, o duende, distribuíram para cada criança kits com: balinhas, pirulitos, pés de moleque, paçocas entre outras guloseimas, além de deliciosos picolés.
Mais uma vez, os ex- alunos se fazem presentes no Centro Juvenil isso é muito bom, é um gesto de GRATIDÃO, uma virtude que precisa ser cultivada, beneficiando assim crianças que hoje freqüenta o Centro Juvenil.


A todos vocês essa homenagem para o novo ano:

MEU AMIGO (A)

Contar sempre com a sua amizade,

Durante o ano que passou, foi muito bom.
Quero neste momento te desejar um feliz ano novo

Para que você possa encontrar

As realizações que sonhou,

Desfrutando de toda felicidade deste mundo.
O sentimento que tenho por você é muito especial,

Por isso faço muitos votos de saúde, paz e sucesso

Para você e sua família.
Gostaria muito de poder continuar presente em sua vida,

Pois me sinto feliz em saber que tenho a sua amizade
E para mim seria a total satisfação poder contribuir

Para que sua felicidade seja completa.
Certamente este ano será para você,

Uma nova descoberta.
Uma nova luz que trará alegria e muita esperança.

Tenho um maravilhoso prazer em te desejar um
FELIZ ANO NOVO!!!

12 dezembro 2007

NATAL DAS CRIANÇAS II

Por: Juscilene Vieira de Souza - Cila
É dezembro, hora de nos mobilizarmos para o NATAL DAS CRIANÇAS DO CENTRO JUVENIL!!!

Para tanto, a Comissão Independente de Apoio ao Centro Juvenil convoca todos os filhos, amigos e simpatizantes de Poxoréu para COLABORAREM com esse lindo projeto, iniciado em dezembro do ano passado.

Plantamos uma sementinha que já rendeu maravilhosos frutos, sobretudo o sorriso, a satisfação e o respeito de muitas crianças que puderam ter sua primeira comemoração de natal. Ato esse que representou o que de mais sereno existe no espírito natalino, a solidariedade para com o próximo.

É tempo de dividir para somar!!! Dividir o pão, o carinho, a esperança e a expectativa de um futuro melhor.

Provamos que tudo é possível quando se acredita em um ideal, por maiores que sejam os obstáculos.
As crianças e o Centro Juvenil precisam do nosso apoio para que mais uma comemoração de natal possa ser realizada. Através de um singelo gesto podemos demonstrar nossa solidariedade e sobretudo nossa GRATIDÃO para com esse local que foi tão importante em nossas vidas, muito nos oferecendo sem pedir nada em troca, portanto, este é o MOMENTO DE RETRIBUIR.
A campanha está lançada e você pode fazer a sua doação através de depósito bancário:
BANCO DO BRASIL
Ag. 0553-3, c/c n.º 7.343-1
MSMT SJB – JUVENTUDE.

10 dezembro 2007

RESAS - REDE SALESIANA DE AÇÃO SOCIAL

( Queridos Amigos Leitores
....................... Pedimos desculpa pelo atraso das noticias......... mas perdoe-nós, entre problemas técnicos e falta de tempo os meses passaram ....)

O QUE É REDE SALESIANA DE AÇÃO SOCIAL?

Os Salesianos de Dom Bosco presentes no mundo e também em Poxoréu, sempre pactuaram a ação de suas obras por uma preocupação especial com crianças e jovens das classes sociais menos favorecidas. No contexto de cada época e momento foram procurando de diferentes formas, darem uma resposta positiva e consistente às necessidades daqueles que se constituem como destinatários prioritário de nossa missão sócio-educativa.
Hoje o Marco Referencial é a Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e a nova Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) que trouxeram de forma clara e marcante as novas exigências da ação social: o favor social em qualquer uma das suas formas tem que dar lugar a garantia de direitos.
Após varias reflexões e construção de vários documentos visando a melhoria de qualidade e a ampliação do atendimento, perante os tempos desafiadores da modernidade e da tecnologia de hoje, os Salesianos confiantes que o trabalho articulado entre as varias obras sociais contribui para a eficácia dos programas e projetos sociais chegaram a criação da Rede Salesiana de Ação Social.
Assim, Pe. Josuelino, diretor do Centro Juvenil participou, no mês de outubro, em Brasília ao Iº Encontro das RESAS- Rede Salesiana de Ação Social.


05 dezembro 2007

PROGRAMA PETI PASSEIA EM AGUAS QUENTES

O PROGRAMA PETI ORGANIZA PASSEIO
EM AQUAS QUENTES




O Programa PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, à sete anos funciona no Centro Juvenil em parceria com a Secretaria de Promoção Social.
No decorrer do ano as crianças e adolescentes partecipam das aulas de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro, fanfarra, esporte, cidadania, além de atividades recreativas como gincanas, videos formativos.
Café da manhã, almoço e lanche nunca faltam para a garotada.
Mas, uma das atividades esperada com entusiasmo é o tradicional Passeio ao Balneario DE AGUAS QUENTES.
Sabado dia 20 de novembro bem cedinho todos estavam prontos com roupa de banho e muita disposição para passar aquele dia diferente entre um banho e uma brincadeira - lanches, almoço, agua, sol e muita ALEGRIA !

04 dezembro 2007

PROGRAMA PETI PASSEIA EM AGUAS QUENTES


PROGRAMA PETI ORGANIZA PASSEIO NO BALNEARIO "AQUAS QUENTES"

O Programa PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, à sete anos funciona no Centro Juvenil em parceria com a Secretaria de Promoção Social.
No decorrer do ano as crianças e adolescentes partecipam das aulas de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro, fanfarra, esporte, cidadania, além de atividades recreativas como gincanas, videos formativos.
Café da manhã, almoço e lanche nunca faltam para a garotada.
Mas, uma das atividades esperada com entusiasmo é o tradicional
Passeio ao Balneario DE AGUAS QUENTES.
Sabado dia 20 de novembro bem cedinho todos estavam prontos com roupa de banho e muita disposição para passar aquele dia diferente entre um banho e uma brincadeira - lanches, almoço, agua, sol e muita ALEGRIA !



Alguns informes do coordenador
O banho
............................... em fila para o lanche
Miryam, Coordenadora Municipal do Programa
Cézar, Coordenador do programa no Centro Juvenil