COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

01 setembro 2006

HOJE É DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Hoje, 1º de setembro é dia do profissional de educação física, e em nome de todos os ex-alunos e admiradores, gostaríamos de prestar uma homenagem ao nosso maior referencial de "professor de educação física".

Neuvany Veriano Martins
Brasileiro nato, filho de Rafael Silva Martins e Dona Maria Nilza Martins, nascido aos 09 de agosto de 1953. Um apaixonado por sua terra, tanto, que quando concluiu sua formação no curso de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, na década de 80, imediatamente retornou para Poxoréu, onde dedicou sua vida na formação dos jovens junto ao Centro Juvenil como colaborador, e também na Escola Padre César Albisetti como professor de Educação Física, até se aposentar.

Professor Neuvany, desses que a gente faz questão de grafar com letras MAIÚSCULAS!

Que se dedicou ao extremo, as vezes com parcos recursos, para fazer os jovens poxoreenses, brilharem dentro e fora da cidade, na área do atletismo e do voleibol.
Quem não se lembra das seleções masculina e feminina de voleibol da década de 80?
Exemplo de profissional dedicado, a ser seguido pelos outros profissionais que hão de vir, sendo entretanto incomparável em sua vontade e dedicação.

Neuvany, no exercício da sua profissão era um apaixonado pelo esporte e contagiava a todos os que estavam ao seu redor, fazendo com que todos também se rendessem a essa paixão.
Foi diretor esportivo da Federação Matogrossense de Atletismo, trabalhando ao lado do professor Expedito Sabino em Cuiabá.

Retornou para Poxoréu em 1981 e arrebanhou vários jovens, como eu (Neta) Cila, Leila, Lúcia, Kida, Arlete, Neidinha, Márcia da Dinorá, Gardênia, Luciane, Melquíades, Deusa, Valdo, Neguinho, Nélio, Tonho, Marco, Mazinho, Nilsinho, Zé Ronaldo, Maninho e muitos outros.
Participamos dos primeiros jogos regionais realizado em Rondonópolis - EMOP e dalí, foram várias vitórias.

Participamos dos jogos em Barra do Garças, Diamantino, Sinop, Jaciara, Nova Xavantina, Cuiabá no Unicuia, e alguns atletas tiveram o privigélio de integrarem a seleção matogrossense de voleibol, como eu, Ica, Tonho, Luciane, Idelbrando, participando dos jogos em Belo Horizonte e o Idelbrando em São Paulo.

Mas a dedicação do nosso Mestre não se limitava somente ao voleibol. Na área do atletismo ele foi brilhante é só falar e lembrar da brilhante carreira do Reinaldo Paz que colecionou vários títulos regionais e inter-estaduais.

Isso tudo ficou marcado na nossa adolescência, onde, com muito profissionalismo, o professor Neuvany nos mostrou o caminho certo a ser seguido, nos livrando das drogas, bebedeiras e da prostituição, o que infelizmente, se instalou no nosso Município nos dias atuais. Foi o nosso parâmetro de caráter e retidão de conduta na nossa adolescência, sempre nos ensinando a ter determinação e garra diante dos obstáculos que se colocavam à nossa frente.
Hoje, o professor Neuvany está casado com a enfermeira Ana Rita Sol Martins, tem uma filha de nome Veriany e aposentou, não mais exercendo seu ofício ofício, talvez por falta de oportunidades e condições para continuá-lo, o que é uma perda imensurável.
Quem o substituirá?
Quem, hoje, se preocupa com o próximo?
Quem fará novamente o nome de Poxoréu ser reconhecido em todo o Estado através do esporte sadio?
Estamos engessados, sem alternativa.
Não se fazem professores como antigamente!
Por isso, no seu dia, gostaria de agradecer publicamente, toda a dedicação, a paciência, o companheirismo, profissionalismo respeito e o amigo de todas as horas.
Os meninos e as meninas hoje cresceram e agora, homens e mulheres já feitos somos conscientes da magnitude e grandeza das tuas lições em nossas vidas.
VALEU JUCÃO...

Como disse o saudoso Mário Quintana:

"Seguraria todos os meus amigos,
que já não sei onde e como estão,
e diria:" vocês são extremamente importantes para mim".
A única falta que terá
será desse tempo que
infelizmente... não voltará mais"


Neta e Neguinho