COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

31 outubro 2006

GENTE QUE FAZ.



BRUNO MARINI - Poxoreense de coração

Bruno Marini, italiano de nascimento e Poxoreense de coração, visitou neste mês a cidade de Poxoréu. Nascido em Bagnolo Mella - Brescia, Itália aos 18/03/1948, visitou Poxoréu pela primeira vez em 25/07/1971, vindo como voluntário pela Operação Mato grosso.



Gravou seu nome de forma indelével na história de Poxoréu, ajudando na construção do Centro Juvenil em 1972, através da Operação Mato Grosso, de igual forma também ajudou na aquisição de verbas para construção da escola Cidade dos Meninos, Hospital São João Batista, bem como ajuda financeira a muitas famílias de Poxoréu.


"As pessoas passam, as obras ficam. Temos que acreditar no futuro."


Bruno Marini e Pe. Josuelino da Costa - atual dirigente do Centro Juvenil

Que as águas poderosas de Poxoréu continuem a atrair sempre essas pessoas maravilhosas, naturalmente selecionadas por Deus para escreverem suas histórias de vida junto ao nosso povo.

A TRISTE CONSTATAÇÃO...



"As pessoas passam, as obras ficam. Temos que acreditar no futuro. O Centro Juvenil hoje, é outra realidade sem Armando Catrana". A estrutura grandiosa permanece, mas nossas crianças estão nas ruas, sem projetos sociais significativos que possam ajudar na sua formação pessoal”.
"Hoje o Centro Juvenil não tem mais um ponto de referência para chamar a atenção dos jovens a voltar para o Centro Juvenil e isso tem que ser mudado rapidamente."

Bruno Marini

A excelente matéria sobre o trabalho e a história construída por Bruno Marini, um Poxoreense de coração, nos demonstrou que precisamos sair da passividade e fazer a nossa parte. Ele, Lúcia Voltan, Drª Edvirges e tantos outros que vem de longe fazem muito, até mesmo além do que podem, e nós, estamos fazendo a nossa parte?

O Centro Juvenil, sua estrutura e nossas crianças precisam de ações concretas e reais para que tudo aquilo não se acabe, implicando em um imensurável prejuízo social, mormente no que concerne à formação moral das nossas crianças.

Ainda bem que a nossa comissão e a equipe do Centro Juvenil é formada por pessoas determinadas, otimistas e batalhadoras, e vamos partir em busca de projetos efetivos que garantam o ressurgimento do Centro Juvenil.

Queremos ver crianças praticando esportes, brincando, etc... tudo o que lhes é garantido pela nossa Constituição.

Passadas as eleições, essa aliás foi a melhor fase, pois o país esteve praticamente parado em torno dos protagonistas, vamos cobrar apoio, ações e responsabilidades.

Se alguém quiser colaborar com idéias de ações e projetos pode enviar mensagens para jusci.vs@terra.com.br, que serão apreciadas.

Cila

30 outubro 2006

UM POXORENSE DE CORAÇÃO

Por: Juscinete Souza Reis



Neste mês, Poxoréu recebeu a visita do italiano Bruno Marini, um legítimo Poxoreense de coração. Tive o privilégio de recebê-lo em minha residência , com Rita Sol e o prof Neuvany.
Bruno Marini é italiano nascido em Bagnolo Mella - Brescia, aos 18/03/1948 .

A ajuda de Bruno Marini foi fundamental para a construção de entidades imprescindíveis para o Município de Poxoréu, sendo uma delas o CENTRO JUVENIL.

Esse italiano que tanto se doou para ajudar os Poxoreenses visitou o nosso Município pela primeira vez em 25/07/1971. Veio como voluntário pela Operação Mato grosso e se hospedou na Casa da Amizade, próximo à Praça da Liberdade, casa esta que abrigavaa os italianos.

Bruno teve o privilégio de participar do primeiro coral regido por nosso mestre Armando Catrana, onde ganharam o primeiro Festival Estudantil de Mato Grosso - FEC. Nesta época Mato Grosso ainda não era dividido, não existia Mato Grosso do Sul.

Em 1972, começou a construção do prédio do Centro Juvenil, através da Operação Mato Grosso. Segundo Bruno, a turma de catequistas, integrada pelo senhor Luiz, irmão do Padre Pedro, contactou o pessoal da Itália, solicitando ajuda para que Padre Pedro pudesse concretizar um sonho, construindo a escola do Centro Juvenil e desta forma, ajudaria a comunidade local.

A Operação Mato Grosso, era formada por pessoas voluntárias que vinham da Itália para conhecer Mato Grosso e ajudar em obras sociais. A ajuda dos italianos não se restringia somente a Mato Grosso como também a Bolívia, Equador e Peru.

Em 1978 os italianos que estavam em Poxoréu, abandonaram a referida operação e formaram o grupo de amigos italianos que continuaram ajudando o Hospital e Maternidade São João Batista(prioridade) e o Centro Juvenil.

Bruno relatou que em 1994, apresentou à União Européia o projeto para construção do centro cirúrgico do hospital e da pediatria.
Foi apresentado também o projeto para construção da escola Cidade dos Meninos. Através da União Européia, Bruno conseguiu 65% dos recursos para construção da escola da Drª Edwirgens e o restante a doutora conseguiu com outro grupo de amigos italianos. A escola Agropecuária "CIDADE DOS MENINOS" hoje tem um projeto educacional modelo para todo o Estado e região, abrigando jovens de diversas cidades.

Segundo ele, o Mestre Armando Catrana tinha sonhos de construir no Centro Juvenil um belo parque de diversões localizado logo abaixo do campo de futebol, bem como arborizar toda a área com vegetação típica da região. Mas não conseguiu recursos na época.

Em todos esses anos, várias contribuições foram trazidas para o Centro Juvenil, vindas da Itália, sendo que uma das maiores foi 5.000 mil dólares que foi entregue ao mestre Armando para ser empregada em projetos sociais, o que foi inquestionavelmente muito bem aplicada, em prol das crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu.

Além das obras sociais já edificadas, Bruno e seus amigos italianos também apadrinharam várias famílias poxorenses que recebem ajuda financeira da Itália. Bruno está aproveitando sua vinda a Poxoréu, para visitar todas as famílias que recebem esse tipo de contribuição.

"As pessoas passam, as obras ficam. Temos que acreditar no futuro." Desabafa Bruno. O Centro Juvenil hoje, é outra realidade sem Armando Catrana. A estrutura grandiosa permanece, mas nossas crianças estão nas ruas, sem projetos sociais significativos que possam ajudar na sua formação pessoal”.

Hoje, diz Bruno, o Centro Juvenil não tem mais um ponto de referência para chamar a atenção dos jovens a voltar para o Centro Juvenil e isso tem que ser mudado rapidamente."

Ele afirma, que no final deste ano, Padre Pedro deixará a diretoria do hospital, e a diocese de Guiratinga assumirá a direção, mas a gestão continuará com a sociedade São João Batista.

Bruno alerta que a sociedade tem que se mobilizar para ajudar a manter as obras já edificadas e coloca:" é como um brinquedo que o pai dá para o filho. A criança tem que aprender a usar o brinquedo e brincar sozinha."

Uma das coisas que mais me deixou impressionada em Bruno, foi quando ele relatou que todos os verões na Itália, eles realizam a Melonera, em junho/julho, que é um restaurante que funciona nesses dois meses e todo os lucros desses trabalhos realizados pelos amigos italianos eles mandam para o Hospital S.J.Batista e para Etiópia-África. Chegam a angariar 48 mil euros.

Participam também da colheita de uvas, onde esse grupo de amigos poxorenses de coração, arrebanham pessoas que se mobilizam com a causa e ajudam a angariam fundos para Padre Pedro(entenda-se hospital São João Batista). Bruno ressalta "estamos tentando envelhecer trabalhando."

O grupo de italianos de coração Poxoreense é formado por aproximadamente 30 pessoas, que sempre ajudaram nossa querida Poxoréu.

Bruno retornará à Itália no dia 30/10/2006, após as eleições.

É fantástico como existem pessoas como Paulo Americano, Bruno Marini, Drª Edwirgens, Armando Catrana, Lúcia Voltan, Padre Pedro, e tantos outros que por aqui passaram, se apaixonaram e se mobilizam para ajudar nossa população tão sofrida.

PARABÉNS Bruno e a todos os italianos, americanos e demais estrangeiros que SEMPRE ajudaram e continuam, mesmo que de longe, a ajudar as obras sociais, como Hospital SJ Batista, Creches,Centro Juvenil, Escola Cidade dos Meninos.

A colaboração material é importante, sem dúvida, MAS O CARINHO, DEDICAÇÃO E RESPEITO dispensados ao nosso povo por esses Poxoreenses de coração, é o que realmente faz a diferença.

Vocês, só merecem os nossos aplausos, respeito e o MUITO OBRIGADA em nome de todos os Poxoreenses!


28 outubro 2006

UM PARAÍSO VALIOSO NO MUNICÍPIO POXORÉU


Por: Juscinete Souza Reis - Neta

Também no dia 12/10/2006 tivemos o privilégio de conhecer a famosa Cachoeira do Lucas, com suas sete quedas exuberantes.

A estrada que dá acesso àquele local não é muito ruim, salvo um pequeno trecho de areião próximo à chegada.
Fizemos todas as anotações necessárias para serem inseridas no site do turismo de Poxoréu.


Com certeza, essa será uma rota muito procurada e desejada pelos turistas que visitarão Poxoréu. O local pertence ao nosso Município, é um verdadeiro tesouro que tem que ser preservado.


A minha preocupação é que aquele local tem que ser bem cuidado para não acabar. Vi que já existe pequenos desmatamentos próximos a segunda cachoeira para servir de estacionamento aos visitantes.
A educação ambiental tem que funcionar rapidamente aos turistas que visitam aquele paraíso, vez que depositam garrafas pet, copos e lonas de plástico que vão demorar séculos para serem decompostos pela natureza.
Tem que se fazer o turismo consciente, com guias turísticos treinados e números de visitantes determinados, visando a preservação da área.
Sabemos que outros municípios também exploram nossas cachoeiras sem nenhum tipo de preocupação ambiental e isso tem que mudar para que possamos ter o controle dessa preservação, que certamente é uma das maiores riquezas que o Município de Poxoréu possui.


Nos paredões podemos detectar quantas pessoas já visitaram as cachoeiras, pois são muitas as inscrições de nomes que ficaram grafados nas muralhas de pedras.

As fotos mostram com clareza a beleza do lugar que certamente tem que ser explorado por nosso Município, mas de maneira consciente e ecologicamente equilibrada, pois o que vemos hoje, é um uso desenfreado, sem qualquer tipo de fiscalização, e nenhuma preocupação com limpeza ou desmatamento.
Tal fato pode gerar conseqüências ambientais irreversíveis para as gerações futuras.


Consciência é tudo. Educação ambiental é fundamental para que possamos, quem sabe, daqui a 50 anos, dizer que contribuímos para que aquele paraíso continue existir e sendo usufruído por todos.

27 outubro 2006

IV TROFÉU DA JUVENTUDE -III


Continuamos relembrando o IV Troféu da Juventude realizado em 1974.
Nesta série estão sendo disponibilizadas imagens das equipes do Juracy Macedo, categoria "B", Vila Nova e a outra equipe o nome não constou das anotações.

É sempre muito bom reviver um pouco dos momentos inesquecíveis proporcionados pelo Centro Juvenil a todos nós.
Cada um tem a sua própria história pessoal, suas emoções e saudades vivenciadas no Centro Juvenil, tudo isso revivido por essas belas imagens.
Ainda temos muito mais!!!!

26 outubro 2006

PARABÉNS À NOSSA DOCE POXORÉU!!!


Hoje, 26/10/06, Poxoréu completa 68 anos de emancipação política. Desde a tragetória dos primeiros desbravadores em busca da riqueza trazida pela lavra diamantífera até hoje muita coisa mudou.
Muitas gerações se foram, e outras chegaram. Muita gente por aqui passou e se foi, levando e deixando saudades.
Inúmeras histórias foram escritas, muitas com felicidades, algumas com tristezas, mas todas com emoção.
Poxoréu, terra de encantos e magia!!!. De pessoas humildes e sábias, sempre abertas e receptivas às pessoas que por ali passam.
O tempo passa, as pessoas passam, as coisas se transformam, mas uma coisa é imutável, a magia que a cidade desperta em cada um que a conhece. A simplicidade e o carisma do seu povo, sua hospitalidade e alegria, são coisas imutáveis. Conforme já afirmou meu amigo Nides Freitas, "Poxoréu é um estado de espírito" .
Tenho muito orgulho de ali ter nascido, de ter formado meu caráter e minha personalidade convivendo com pessoas humildes, simples, mas que sempre se pautaram pela retidão de conduta. Ali tive a minha base do conhecimento. Orgulho-me de ter estudado nas escolas públicas de Poxoréu até a conclusão do antigo segundo grau. Mas o meu orgulho maior foi quando recebi, na conclusão do meu curso de direito, a placa da universidade por ter conquistado o primeiro lugar na turma de direito de 1997/2001, e entregá-la ao meu pai, em um salão lotado, com quase duas mil pessoas.
Eu, que não havia cursado qualquer escola particular, mas tive a base do meu conhecimento formada por competentes professores, TODOS DE POXORÉU, tais como o Professor João de Souza, João Tremura (saudades), Antenor, Laurice, Lazinha, Sidália, Mundica, professora Onória, Prof. Lourinho, e muitos outros.
Poxoréu é uma cidade ímpar, com belezas e características muito peculiares, como já escreveu o cantor e compositor Aurélio Miranda "é uma estrela caída do céu".
Nesta data tão especial devemos comemorar sim, esquecer qualquer desavença política ou diferenças pessoais e agradecer a CIDADE e o POVO maravilhoso que Deus nos deu.
Tudo o que ela é e representa para nós justifica, no íntimo de cada um, a magia de ser poxoreense, nato ou de coração.
PARABÉNS POXORÉU!!!.
ALGUMAS MENSAGENS FORAM SELECIONADAS EM COMUNIDADES DO ORKUT:
Minha Poxoréo.Sou poxorense de coração,amo muito essa cidade!!!Cheguei em Poxoréo em 1981 com 11anos,desde então já me mudei e voltei muitas vezes;mas nunca me esqueci dessa cidade linda!Agora estou morando no Japão mas não vejo a hor de voltar pra minha terrinha!!!Terra de gente boa e animada!!!TE AMO POXORÉO!!!
Wanderson
06/08/2005 10:48
Conheço muito!!!!!Conheço e desde que conheci gostei muito, adoro ir ás festas em Poxoreo, meu marido ta sempre por ai, ele é motorista do Louremberg(ex senador) e cuida das coisas da Fazendo do Loro, então as vezes vou ai, mas gostaria de ir mais vezes, até porque tenho alguns amigos que moram ai!!!Etas festas boas rolam por ai, Feagropox, Carnaval, ...Bjus a todos q gostam de Poxoreo!!Nalda –



conheçoSalve Salve galera, eu sou o Thiago e conheço poxoreo-MT.Todos os anos compareço nessa bela cidade... Minha familia é daí de poxoreo e conheço muita gente daí. No meu album tem algumas fotos daí.Um Abraço galera...
Thiago


Esse sim eh lugar bom...Nem tenho palavras pra flar do Pox...so quem ja morou, mora ou conhece sabe como eh...Moro em roo + naum saio de la...Ah sem contar que o povo de la eh mto animado pra festa e eh la que tem as festas + show!!!!!!!!!FUUUUUUUUUUIIIIIIIIII
Ciléia



O povo é o melhor!!Sou de Campo Grande onde o povo é frio pra caramba, quando vamos até Poxoréo eu e meu pai, quando jogamos uma sinuca, um truco, vamos até as águas quentes notamos a diferença. Poxoréo tem um povo que só se encontra ali, cativante, alegre e guerreiro.
Aurélio Miranda


Julio Cesar -
12/08/2006 16:25
Sou do Guarujá-sp e tive o privilégio de conhecer a linda cidade de Poxoréo-MT, o garimpo judiou um pouco dos rios, mas, a natureza predomina intensamente naquele lugar. Parabéns à todos d Poxoréo.

Vim para ficar Cheguei em Poxoréo em fevereiro de 1977. Vim de Goiânia. Fui embora e voltei várias vezes, mas desde março de 1986 que voltei para ficar. Gosto de Poxoréo, defendo Poxoréo e considero aqui "o meu lugar", como diz o cantor.
Izaias

PARABÉNS À NOSSA QUERIDA POXORÉO!!!!!!! E AO POVO QUE FAZ DESTE LUGAR, UM LUGAR MAIS QUE ESPECIAL!!!!

Mônica Alecrim - turismóloga

TRABALHO ÁRDUO, MAS GRATIFICANTE.

Manoel Otoni (Neguinho), Juscinete (Neta) e Uecileny (Leninha).


Desde que começou o projeto para implantação do turismo em Poxoréu o trabalho da Comissão Independente em prol do desenvolvimento do turismo não tem sido fácil.

Em busca de informações, imagens e descobertar de locais turísticos, essa equipe, a cada domingo se desloca a locais diferentes, enfrentando muitas vezes intempéries climáticas e desbravando locais de difícil acesso; segundo relato da Neta, "Já não temos domingo de descanso, mas o resultado de tudo isso é muito gratificante, pois estamos ajudando a mostrar um pouco das belezas da nossa cidade e região".

equipe descendo cachoeira da Raizinha

Sr. Ulisses Alves, caseiro da Fazenda Iturama

Ao longo desses trabalhos, em cada local visitado, a equipe conta com a gentil colaboração dos moradores de cada ponto turístico, gente humilde que faz questão de ajudar na descoberta e registro das imagens. Essa ajuda tem sido de fundamental importância para os trabalhos da Comissão.

O trabalho desta equipe é de imensurável importância para que se consolide os objetivos de implantação do projeto turístico em Poxoréu, principalmente para a construção do website turístico, onde serão reunidas as informações, imagens e detalhes de todos os locais catalogados.

Tudo isso possibilitará a todos, inclusive a nós mesmos, conhecer as maravilhas que a nossa cidade oferece, que muitas vezes buscamos em locais distantes.

Cila

25 outubro 2006

TALENTOS REVELADOS



Durante a realização dos cursos ministrados pela Fundação Altamiro Galindo em parceria com a Comissão Independente do Turismo em Poxoréu e Secretaria Municipal de Turismo, muitos artistas talentosos tiveram a oportunidade de descobrir e demonstrarem suas habilidades.


Oportunidade essa que muitas vezes faltou ao nosso povo; tal fato representa a primeira vitória concreta deste importante projeto idealizado pelo Paulo Americano, que começou de forma tímida por um pequeno grupo e que hoje tomou grandes proporções, com várias ações em andamento, de forma coerente, responsável e equilibrada.


Os cursos ministrados com certeza já representam uma efetiva mudança na vida de inúmeras famílias residentes em Poxoréu, representando uma alternativa concreta de inserção no mercado de trabalho e da busca da sobrevivência de forma digna, bem como no oferecimento do trabalho qualificado aos turistas que buscarão pela nossa cidade.



Nosso reconhecimento às companheiras Mônica Alecrim e Uecileny (Leninha), pela conquista dos cursos, administração e organização de forma tão competente.

Nossos agradecimentos à Fundação Altamiro Galindo, pela confiança e oportunidade dispensada ao nosso povo, bem como às demais pessoas que possibilitaram a realização deste projeto.

Para os que não acreditavam no projeto, já é hora de vencerem o pessimismo que limita as expectativas de uma pessoa e se aliarem ao nosso grupo. Para os que sempre acreditaram, podem crer: "essa é apenas a primeira, de uma série de vitórias que estão por vir e que transformarão a vida do nosso povo, da nossa cidade e a nossa própria história".



Cila

CURSOS MINISTRADOS FORAM SUCESSO!

Por: Juscinete Souza Reis - Neta
Mônica Alecrim
Uecileny Rodrigues





No último dia 06 de outubro, no Balneário Lagoa, ocorreu o encerramento dos cursos oferecidos pela Instituição Altamiro Galindo - UNIC, em parceria com a Comissão Independente em prol do Turismo de Poxoréu e a Secretaria de Turismo de Poxoréu.




Estiveram presentes no encerramento do evento, a Senhora Hellen, representante da Fundação, Mônica Alecrim, Presidente da Comissão, Independente do Turismo, Rosemeire Souza, Secretária de promoção Social, Uecileny Rodrigues, Secretária de Turismo, alunos, professores que participaram dos cursos e representantes da comunidade local.


Os alunos colocaram em prática as técnicas aprendidas no decorrer do curso oferecidos a saber:

* Recepção ao Turista
* Técnicas de Organização de Eventos
* Camareira
* recepcionista
* Guia de Turismo
* Traçado em Fitas
* Bijuterias
* Salgados
* Técnica em Pintura
* Pintura em Cerâmica

O cerimonial foi dirigido pelos alunos de eventos, recepcionistas elegantemente vestidas recebiam os convidados.

Ao final, o coquetel foi servido com toda a produção do curso de salgado, que por sinal, estavam maravilhosos!


O mais importante é que aproximadamente trezentos e cinqüenta pessoas que participaram dos cursos, tiveram a oportunidade de se capacitarem e sobretudo de obter uma nova opção de inserção no mercado de trabalho.

Mônica Alecrim, presidente da comissão, retornará a Poxoréu com novas idéias, para que juntamente com a Secretaria e Turismo e demais membros da comissão, possam desenvolver um projeto, para, que efetivamente coloquem no mercado de trabalho, os guias turísticos que se capacitaram, num trabalho audacioso junto as escolas e toda comunidade local.

Precisamos conhecer nossa história. Esse é o nosso grande objetivo!



24 outubro 2006

BELEZA DESCONHECIDA II

Visitamos também, duas cachoeiras localizadas na fazenda Iturama, de propriedade de Moisés Naves. Realmente, a beleza do local é impressionante. A
cachoeira do Areia, com aproximadamente 60
metros de altura é uma das mais belas que visitamos.







O local é de difícil acesso e somente os corajosos conseguem chegar ao chão para desfrutar daquela beleza.





Na segunda cachoeira do Lajeadinho, localizada dentro de uma mata fechada e acesso é dificílimo e me, lembrei do meu tempo de infância, pois os meus cabelos e os da Leninha ficaram cheios de carrapicho.

A fazenda Ituama, fica localizada na BR MT 130, próximo a curva da Santinha. Aos aventureiros, é um prato cheio.
Agradecemos a boa vontade do Senhor Ulisses Alves, caseiro da fazenda que nos acompanhou em mais essa jornada.
nascente da cachoeira

Aos poucos a Comissão Independente do Turismo em Poxoréu, em parceria com a Secretaria de Turismo vai desbravando as belezas da nossa cidade e região para que possamos mostrá-las ao mundo através de um website inigualável, pois essa beleza ímpar que nós também estamos descobrindo não pode ficar mais desconhecida e limitada ao conhecimento de poucas pessoas.

BELEZA DESCONHECIDA I



Por: Juscinete Souza Reis - NETA

No último domingo, dia 22/10/2006, visitamos a Cachoeira da Pedra Furada, localizada a mais ou menos 12 km de Poxoréu. O local é próximo à primeira ponte no sentido à Dom Aquino, estrada de fácil acesso; é mais uma das belezas da nossa cidade que ficará catalogada, fazendo parte do roteiro turístico de Poxoréu.

Localizada dentro da propriedade do Senhor Florêncio Nery, a cachoeira da Pedra Furada também é um local que precisa ser preservado.

Conforme demonstram as imagens, é um local de beleza ímpar!


23 outubro 2006

ANIVERSÁRIO DE POXORÉU

"É aniversário de Poxoréu mais uma vez. Sua gente está em festa, está feliz. Baile, gincanas, jogos, os recitais de poesias da UPE, shows, feriado... De tudo um pouco, permitindo que cada munícipe faça a comemoração ao seu gosto e arbítrio. Assim é que, enquanto uns se divertem às arrobas, usufruindo de toda a programação, outros, também aos quilos e ao estilo de Judas Iscariotes, atiram criticas para todos os lados. "Como se pode gastar o precioso dinheiro do povo para promover festas, ao invés de se fazer alguma coisa pelos pobres?", ou então: "Ah, a festa é só essa festinha?". A verdade é que as festas são necessárias para diminuir o estresse do corre-corre cotidiano. Nicolau Maquiavel, o sábio pensador italiano, diz em seu livro " O Príncipe", que o governante "deve, nas épocas convenientes do ano, distrair o povo com festas e espetáculos ". Mesmo em tempos difíceis deve haver festas para amenizar o sofrimento do povo. A festa é um bem de primeira necessidade, tanto para ricos, quanto para os pobres. E, enquanto o povo festeja, vamos recordar a história. Poxoréu nasceu do garimpo de diamante. Foi involuntariamente plantada em 24 de junho de 1924 pelo garimpeiro João Ayrenas Teixeira (que, infelizmente, ainda não ganhou o monumento a que faz jus nessa cidade). Esse bandeirante fora à região em busca de ouro e pedras preciosas. Era sua segunda expedição. Na primeira, estivera junto com Antônio Cândido de Carvalho, mas nada encontraram. Dessa feita, na data aprazada, eles chegam às margens de um riacho onde "pegam" sete chibius, sete pequenos diamantes de pouco valor. O riacho ficou conhecido como Sete. Mas o fato a ser destacado é que essas pedras do Sete foram encontradas de uma faiscada. Isso animou os exploradores a continuar com as prospecções, as quais resultaram bem sucedidas, atraindo para a região diversas levas de garimpeiros, oriundas de todos os monchões e grupiaras do país, contribuindo para que, em pouco tempo se formasse ali o povoado de São Pedro, em cujos termos chegaram a palpitar três mil corações. Segundo o jornal A Plebe, de Cuiabá, "a notícia da riqueza repercutiu até na Europa". Baxter, em seu Garimpeiros de Poxoréo (1998), registra que em 1933 foram garimpados e taxados 2.313 quilates de diamantes em Poxoréu. O mesmo historiador conta que várias frentes garimpeiras surgiram em torno de São Pedro. Dentre elas, Morro da Mesa (mais tarde Poxoréu). O povoado de São Pedro foi quase totalmente destruído por um incêndio, em outubro de 1927, o que possibilitou a "ascendência de Poxoréu". O povoado virou distrito e finalmente se tornou cidade. Da pena do Interventor Federal de Getúlio Vargas em Mato Grosso, Júlio Müller, saiu em 26 de outubro de 1938, o seu decreto da emancipação, apesar de que somente em 01 de janeiro de 1939 o município foi instalado, tendo Luís Coelho de Campos como seu primeiro prefeito nomeado. Desde então, são passados 68 anos. Muita água e muito cascalho já passaram pelas peneiras dos garimpeiros de Poxoréu, inspirando poetas, cantores e artistas na produção de seus versos, suas rimas e cantorias. Seu território inicial de 25.509 quilômetros quadrados hoje está reduzido a 6.907,60 quilômetros quadrados. De seu domínio, dentre outros, saíram Rondonópolis, Dom Aquino e Primavera do Leste. Atualmente, Alto Coité também está querendo ganhar o mundo. E, com certeza, quando chegar a hora, também vai se emancipar e vai contribuir mais significativamente para o desenvolvimento da região, como estão fazendo muito bem os seus irmãos mais velhos. Como bom sonhador, vejo uma grande metrópole sendo erguida no entorno do Morro da Mesa (450 metros acima do nível do mar), em cujo sopé está a cidade de Poxoréu, onde estará centralizado o governo metropolitano. Dali fluirá o comando do desenvolvimento para toda a região. Ao que, precipitadamente sorri, eu apenas pergunto: E por que não? A possibilidade somente surge a partir dos sonhos. Feliz é o povo que sonha. E Poxoréu é uma terra de gente que pensa e sonha grande. Exemplos disso são seus filhos que ganharam o mundo. É de destacar, o Prof. Júlio Delamônica Freire (ex-Reitor da UFMT), deputados como Osvaldo Cândido Pereira, Rachid Mamed e até senadores, como Louremberg Nunes Rocha, um ilustre filho que Poxoréu deu a Joaquim Nunes Rocha, o Rochinha, o qual também, depois de ser deputado, chegou a ser suplente de Senador, além de escritores, jornalistas e profissionais liberais de toda ordem. Desse modo, por tudo o que aconteceu desde 1924 e pelo que ainda acontece nos dias de hoje, é muito justo que Poxoréu faça uma grande festa para comemorar os seus 68 anos de emancipação e os seus 82 anos de história. O seu povo está de parabéns pelo progresso que tem disseminado em toda a região sudeste mato-grossense. Que todos se abracem, cantem, se divirtam e festejem bastante. É o que merecem. E, para que ninguém fique enciumado por conta de meus aplausos e desvarios, cumprimento a todos através do abraço que deixo aos meus filhos poxorenses Ricardo, Fernando (acadêmico de Farmácia e Bioquímica) e Mariza Resplandes (acadêmica de Direito). E viva Poxoréu! Viva! E viva Poxoréu! Viva! E viva Poxoréu! Viva! E viva João Ayrenas Teixeira, o garimpeiro que acreditou na riqueza desta terá. Viva! Viva! Viva!

Izaias Resplandes de Sousa é professor em Poxoréu, fundador da União Poxorense de Escritores (UPE) e da ASSEMP (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Poxoréu). Acadêmico de Direito UNICEN (Primavera do Leste). E-mail: respland@terra.com.br. Autor: Izaias Resplandes de Sousa é escritor mato-grossense;

22 outubro 2006

V TROFÉU DA JUVENTUDE -1974 -III




Continuamos disponibilizando imagens do V Troféu da Juventude realizado em 1974.




Na fotografia à direita temos as equipes do PALMEIRAS "cat. A", SANTOS "cat. A" e RIACHUELO "cat. B".
















Na segunda fotografia (à esquerda) temos as equipes do INDUSTRIAL "Cat. A", INTERNACIONAL "Cat. B", BOTAFOGO "cat. B", ALTO COITÉ "cat B" e DOM BOSCO.









"FOTOGRAFIA, UM PEDAÇO DE PAPEL ONDE SE GUARDA UM PEDAÇO DE VIDA".



21 outubro 2006

BLOG POXORÉO FAZ RESGATE HISTÓRICO DA CIDADE


Na semana do aniversário de Poxoréo o Blog Poxoréo apresenta um pouco da história da nossa cidade.
A matéria apresenta belíssimas fotos disponibilizadas pelo doutor Giancarlo Pireddu, um dos primeiros voluntário da Operação Mato Grosso em Poxoréo e Maestro do Coral do Centro Juvenil no final dos anos 60 e início dos anos 70, atualmente professor de Economia da Energia e do Meio Ambiente da Universidade de Milano, na Itália – legítimo representante poxoreense naquele país irmão.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA
RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA

RABINO NASCIDO EM POXORÉO NARRA SUA HISTÓRIA PESSOAL

"Como reencontrei-me com o caminho perdido...

A infância:

Nasci numa pequena cidade do interior de Mato Grosso, cujo nome é Poxoréo, oriundo das palavras em xavante - língua indígena autóctone do grupo "jê" - põgubhõ Tchoréu, que significam rio de águas escuras ou inquinadas, na região centro-oeste brasileira,

A medida hebraica de um dedo: apenas a primeira parte do polegar.

pertencente à região amazônica. Meu pai e instrutor - Joaquim Pedro de Oliveira, de abençoada memória - emigrara para a região proveniente do Estado da Bahia, da comarca de Tabocas do Brejo Velho, onde nascera e fizera-se adulto. Seu pai - o sr. Miguel de Oliveira, era fazendeiro e comerciava gado nos Estados vizinhos: Minas - ao sul, e Goiás - a oeste, incluindo o atual Tocantins. Minha mãe, dona Maria Moreira - filha de Galdino Fernandes de Souza e Ana Angélica Moreira Souza - deixara a cidade de Bom Jardim (atualmente: Ibotirama), que situa-se à orilha do Rio S. Francisco, em tenra idade, levada por seus pais para Mato Grosso, onde crescera. Sua mãe, falecera quando ela completara dois anos de idade, pelo que tudo o que recebera de educação de nossa nação foi-lhe transmitido por sua tia - à qual chamava de "tia Diola".

...levando-o a meditar acerca das grandezas da criação!
Isto é Poxoréo, onde nasci!

Meu pai, de abençoada memória, segregara-se de sua família dado a seu instintividade temerária, na idade de vinte e cinco anos, rumando ao austro. Após algum tempo em Minas e S. Paulo, pululava em si um novo desiderato: convergir-se às minas de ouro e pedras preciosas da região centro-oeste, chegando, por fim, a Mato Grosso. Ao depreender que deveria tentar a sorte no Paraguai, conheceu uma jovem, da qual se enamorou, com a qual se casou e gerou quatro filhos e três filhas, das quais uma falecera em idade tenra. Permanecera meu pai nesta região até a perempção de seus dias sobre a superfície orbicular.
Não tratando-se de homem ascético, jamais comparecia aos lausperenes eucarísticos, evitando até mesmo o adro, o que me levara a perquirir o porquê do fato ainda aos meus quatro anos de idade, insistindo que me levasse. Todavia, a resposta era sempre a mesma, como convém a uma criança: " - Próxima semana, meu filho, próxima semana!" - e, tal nunca chegou. "
(......)
Veja detalhes da interessante história pessoal de um Poxoreense, hoje rabino residente em Israel, onde inclusive são disponibilizadas belíssimas fotos da cidade.

20 outubro 2006

BAILE DA SOLIDARIEDADE

DIA 21/10/2006 - Sábado

LOCAL: Balneário Lagoa

Animação: Locomotiva Banda Show

Promoção: Associação dos Funcionários e Colaboradores do Hospital e Maternidade São João Batista

V TROFÉU DA JUVENTUDE -1974- II


Continuando a história do V Troféu da Juventude - 1974, estamos disponibilizando imagens das equipes do Santos Futebol Clube "Cat. A" e do Alto Coité.
Conforme se pode ver, a edição do V Troféu da Juventude foi permeada por melhores condições de estrutura física. Já havia sido edificado o prédio do oratório do Centro Juvenil, bem como um campo de futebol com melhores condições. Ainda não haviam arquibancadas.
As fotografias já digitalizadas demonstram efetivamente que a cidade atravessava uma boa situação financeira, com solenidade de abertura e encerramento marcantes e com uma maciça participação popular. De igual forma, percebe-se que todas as equipes dispunham de bons uniformes e estruturas razoáveis para a época. O incentivo e motivação pode ter sido em virtude da copa do mundo de 1974.
O V Troféu da Juventude dispunha também de uma equipe de enfermeiras, cuja fotografia já foi disponibilizada por esse blog.
Pelo acervo fotográfico disponibilizado realmente se constata que foi um importante acontecimento social, pois a participação popular foi intensa. Ao longo da semana estaremos disponibilizando essas imagens.

19 outubro 2006

JOGOS REGIONAIS RESULTADO

Por: Juscinete Souza Reis -NETA

Num jogo eletrizante, Poxoréu conseguiu ontem (18/10/06) uma vaga para disputar a final com Primavera do Leste.
Ganhou com um placar de 7X6 da equipe de Chapada dos Guimarães, num jogo de virada. Nossos heróis, Misael, Dijeferson, Amorésio, Vinícios, Alaede, Higor, Douglas, Danilo, Nil e Guinei, superaram todas as dificuldades e mostrou que temos um potencial esportivo muito grande, basta investimento!

A final foi realizada às 14:00 horas de hoje e a equipe de futebol de salão perdeu para Primavera do Leste por 3X1, ficando em em 2º lugar.

No Futebol de campo, ganhou de 3X2 de Dom Aquino e jogará hoje tentando conquistar o terceiro lugar. Como é chapa única, vence quem fizer mais pontos na competição. No jogo de estreia, Poxoréu sofreu uma derrota e por isso não terá condições de almejar o primeiro lugar. Ainda não temos o resultado do jogo.
Volei feminino encerrou hoje sua participação nos jogos regionais, perdeu de 2X0 para Campo Verde.

Parabéns meninas pela coragem!

A delegação de Poxoréu retorna hoje para Poxoréu.
Parabéns aos nossos atletas, que mesmo com parcos recursos conseguiram realizar uma apresentação digna.



18 outubro 2006

JOGOS REGIONAIS

Por: JUSCINETE SOUZA REIS
NETA
RESULTADO DOS JOGOS REGIONAIS - participação das equipes de Poxoréu


Futebol de Salão
Poxoréu 4 X0 Dom Aquino
A equipe de Poxoréu vai disputar a semi -final hoje com Chapada dos Guimarães e se ganhar disputará a final com Primavera do Leste.

Voley masculino
A equipe de Poxoréu perdeu por 2 X 0 para Campo Verde

Voley feminino

Poxoréu perdeu por 2X0 para a equipe de Tesouro
Segundo o técnico Nilsinho, esse foi o melhor jogo que as meninas fizeram.

Futebol de campo
A equipe de Poxoréu ganhou com o placar de 3X1 de Guiratinga e joga hoje com Tesouro.

Futebol de salão feminino
Poxoréu perdeu por 5X1 para a equipe de Campo Verde

Hadbol feminino, infelizmente desistiu da competição porque sua delegação foi roubada dentro do colégio Getúlio e uma de suas atletas ficou contundida.

O técnico da delegação Adenilson está muito contente com o resultado dos jogos e que esse esforço só tem a engrandecer os nossos atletas no futuro.

Parabéns Atletas de Poxoréu, a Comissão Independente do Centro Juvenil estará se mobilizando para, nas próximas competições, dar maiores condições para que esses guerreiros possam representar, de forma digna nossa querida cidade.

68º ANIVERSÁRIO DE POXORÉU


A PREFEITURA MUNICIPAL DE POXORÉU CONVIDA A TODOS, FILHOS E AMIGOS DE POXORÉU PARA PARTICIPAREM DAS COMEMORAÇÕES DO 68º ANIVERSÁRIO DA CIDADE.
A 2ª SEMANA DE FESTIVIDADES TURÍSTICAS E CULTURAIS SERÁ REALIZADA DE 21 A 28 DE OUTUBRO, COM INÚMERAS ATRAÇÕES DENTRE SHOWS ARTÍSTICOS TODOS OS DIAS, HALLY, DENTRE OUTRAS.
PARTICIPEM