COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

23 fevereiro 2007

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CENTRO JUVENIL NO ANO DE 2006

No ano de 2006 inúmeras atividades foram desenvolvidas pela Missão Salesiana São João Batista , no Centro Juvenil, sob a direção do Pe. Josuelino da Costa Afonso, em parceria com projetos do Governo, prefeitura municipal e comunidade.
Todas essas atividades propiciaram às crianças, jovens e adultos uma valorização dos princípios fundamentais do ser humano, bem como interação com o próximo e também a aprendizagem técnico-profissional. Por essa razão é que o Centro Juvenil precisa do nosso apoio, para que continuem desenvolvendo sempre mais atividades tão importantes para a nossa comunidade, amenizando os problemas sociais e devolvendo um pouco mais de expectativa para as nossas crianças e jovens, e de uma forma geral, para as famílias poxoreenses. Esperamos que o ano de 2007 nos possibilite realizar vários outros projetos consolidando os objetivos tão nobres dos criadores do Centro Juvenil e da Missão Salesiana de Mato Grosso.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CENTRO JUVENIL NO ANO DE 2006


ORATÓRIO FESTIVO

As atividades do Oratório, no fim de semana e feriados, são uma tradição desde o 1968, tentando amenizar a situação de risco da juventude, envolvida em trabalho de exploração, prostituição, pequenos crimes, frutos da situação social de uma cidade garimpeira. O oratório acolhe crianças, adolescentes e jovens de diferentes condições econômicas sociais de ambos os sexos, oferecendo atividades recreativas, esportivas e de lazer atuando como agente no processo de desenvolvimento integral humano e cristão. Ações desenvolvidas: Catequese, encontros de jovens, celebrações, palestras, passeios, conjuntos musicais, festivais, shows, torneios, campeonatos de futebol, atletismo, voleibol, futsal, parque infantil, gincanas, jogos de quadra e mesa, videoteca. Eventos esportivos de destaque: em maio, o Troféu da Juventude na sua XXXVII Edição, e, em outubro, o Torneio Pingo de Campeões e Pó de Estrelas; novembro: Amistosos da “Escolinha de Voleibol”. Público Alvo: crianças e adolescentes e jovens em situação de risco ; de 07 a 25 anos. Número de beneficiados: 700.


EVENTOS COMUNITARIOS

Os eventos envolvem a comunidade em geral, crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, são encontros de lazer, confraternização, reflexão, formação e colaboração.
Destacamos:
· Sexta-feira Santa:
“ Peregrinação ao Morro de Mesa” e “Via-Sacra Encenada”
· Véspera do dia das Mães, 2º sábado de Maio:
" Festa das mães com o Show de Prêmios Vocacional”,
· No mês de setembro:
“Festa da Primavera”
· No mês de dezembro:
“Natal das Crianças”.
Nos eventos beneficentes, alcançamos uma média de duas mil pessoas cada evento.


PROGRAMA SEGUNDO TEMPO


O Programa Segundo Tempo teve inicio no mês de julho com várias atividades esportivas: escolinhas de futebol, futsal, voleibol, handebol. As crianças e adolescentes participaram também de eventos cívicos e palestras formativas. São beneficiados com refeições e lanches reforçados. Os monitores são estagiários do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. O Programa é uma parceria da CISBRASIL e Ministério do Esporte. Sem duvida, já foram alcançados objetivos como mudanças comportamentais, concentração, melhor desenvolvimento escolar, associativismo. É uma ótima alternativa para retirar as crianças, adolescentes e jovens das ruas e uma forma inteligente para ocupar o tempo ocioso. Nº total de beneficiários atendidos: 600 crianças, adolescentes e jovens


PROGRAMA AGENTE JOVEM


O programa Agente Jovem atendeu adolescentes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica; a maioria encaminhados pelo Conselho Tutelar ou Ministério Público. O objetivo do Programa é contribuir na formação da personalidade dos adolescentes, proporcionando ações de prevenção e luta contra a prostituição infantil e uso de substâncias entorpecentes.
Protagonistas de um processo de aprendizagem participaram todas as tardes de atividades de complementação pedagógica, teatro e expressão corporal, trabalho de artesanato, visita aos bairros, palestras formativas sobre meio ambiente, saúde, cidadania e ECA. Trata-se de um Projeto social desenvolvido em parceria com a Secretaria de Promoção Social. Atendimento psicológico e odontológico complementava o programa. Lanches reforçados . Os participantes recebem do Governo Federal uma ajuda de custo de R$ 65,00 mensais. Público Alvo : 25 adolescentes de 15 a 17 anos


PROJETO APLAUSO


O Projeto Aplauso atendeu crianças e adolescentes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica com o objetivo de complementar o estudo e incentivar o hábito da leitura, descobrir talentos, aprender normas de boa educação, fortalecer conteúdos de ecologia e meio ambiente e, mais do que tudo, evitar a evasão escolar e a repetência. São oferecidas várias atividades como de complementação pedagógica, oficina de dança e música, teatro e expressão corporal, oficina de esporte: voley, futebol, futsal, gincana, artesanato (recorte, garrafa pet, origami) etc. O programa oferece também atendimento odontológico, uniforme, complementação alimentar com refeições e lanches. Realizam-se encontros com as famílias, com palestras e cursos, promovendo uma ação transformadora na sociedade. O programa é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, associações de bairros e comunidades eclesiais, que cedem os espaços físicos para poder atingir o público alvo nos bairros mais carentes. A maioria das crianças recebe o auxilio da Bolsa Família do Governo Federal. Público Alvo : 700 Crianças e adolescentes do ensino fundamental


PETI : Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

O trabalho desenvolveu-se prioritariamente com crianças e adolescentes, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, visando a Erradicação do Trabalho Infantil, fonte de exploração. O programa substitue o trabalho infantil (trabalhos em garimpos, vendedor de picolé, lavadeiras, babás) pelas atividades de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro e expressão corporal, esporte e lazer. O programa ofereceu também atendimento psicológico e odontológico, uniformes, refeição e lanches. As famílias dos beneficiados recebem do Governo Federal o valor de R$ 25,00 por criança, podendo-se incluir até três irmãos. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social. Público Alvo: 100 Crianças e adolescentes de 07 a 14 anos


CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Formação ofereceu cursos profissionalizantes de informática (Windows, Word Básico e Avançado, Excel básico e avançado, Internet e Power Point), curso de refrigeração doméstica, garçom, atendimento ao público, auxiliar de escritório e pequenos artefatos de madeira . Todos os cursos têm o objetivo de aperfeiçoar, capacitar, adquirir novas experiências para a inserção no mercado de trabalho. O aluno além do conteúdo específico teve acesso a noções básicas de gestão e cidadania. Lanches ou refeições nunca faltaram. Os cursos são ministrados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Público Alvo : 450 Jovens e adultos de 16 anos acima.


CENTRO DE FORMAÇÃO ARTISTICA

Pintura em tela , o curso de formação artística leva os alunos a conhecer a história da arte e a cultura, aperfeiçoando o desenho, o conhecimento das cores e material, confeccionando telas inéditas e réplicas de pintores famosos, exposições com o objetivo de melhorar a capacidade de comunicação humana e a capacidade de comunicação visual, a compreensão da composição, do ritmo e a movimentação da linha. Os alunos no mês de abril tiveram a oportunidade de fazer uma exposição de telas na Universidade “Bocconi” de Milão na Itália. Público Alvo: 50 Jovens e adultos
OBS: Em setembro de 2006, a Escola de Desenho Artístico e Pintura tornou-se uma das atividades da Associação Partilhar, uma ONG, com estatuto e sede próprios, encerrando assim suas atividades artísticas no Centro Juvenil.


MARCHETARIA CLASSICA


A marchetaria clássica chegou em Poxoréu dez anos atrás, através do serviço voluntário de um italiano aposentado, Sr. Luigi Galimberti. Hoje, tornou-se uma atividade de destaque, em nível de Mato Grosso, Brasil e algumas obras já foram exportadas para a Itália, Estados Unidos e Índia. É um incentivo à cultura e à arte, além de ser fonte de geração de emprego e renda, confeccionando movéis, quadros, pequenos objetos de enfeite. Os ex-alunos abriram uma micro-empresa, “LG Marchetaria Clássica”, e continuam em parceria com o Centro Juvenil, oferecendo o Curso de Marchetaria, que neste ano foi ministrado novamente com muito sucesso. Público Alvo: 20 Jovens e adultos

CURSO DE LINGUA ITALIANA

O curso de língua italiana incentivou a comunicação, através de atividades como leitura, escrita, diálogo e trabalho em grupo. Público Alvo: 25 Adolescentes, jovens e adultos.

OBS: Em setembro de 2006, o Curso de Língua Italiana passou a ser uma atividade ligada diretamente à Associação Partilhar.

EAD: EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Os Cursos de Ciências Contábeis e Agro-Negócios são ministrados em parceria com a UCDB - Universidade Católica Dom Bosco -, de Campo Grande (MS). Visam oferecer novas oportunidades de aprendizado, facilidades de acesso on-line, auto-disciplina, dinamismo, flexibilidade de tempo, lugar e espaço de aprendizado, autonomia, inovação no ensino-aprendizagem com o objetivo de alcançar o Titulo de Bacharel. Público Alvo: 05 Acadêmicos que freqüentam o Laboratório para o acesso virtual e um encontro presencial bimestral.