COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

16 março 2007

BONS TEMPOS...

Por: Juscilene Vieira de Souza

É impossível contarmos a história da quadra “Armando Catrana” sem relembrar dos inesquecíveis “Torneios de Férias”, em várias modalidades esportivas. Os mais acirrados eram os de voleibol e futebol de salão, que despertavam intensa rivalidade entre os adversários. Os torneios de férias, que geralmente se realizavam em fevereiro e julho, eram o ponto de encontro dos jovens da época, ou melhor, modernamente falando, era o point. Ali se podia encontrar os amigos, fofocar, namorar, paquerar, saber das novidades, falar mal da vida dos outros, e de vez em quando até torcer pelas equipes que estavam em quadra..... brincadeirinha. Tudo, em ambiente sadio e de muito respeito.

Registre-se que o primeiro torneio de férias foi realizado em 1982 na quadra da escola Júlio Müller, pois a quadra do Centro Juvenil (que ainda era de areia) não estava em condições para realização dos torneios.

Equipe: Elas por elas -I Torneio de Férias - 1982- quadra da escola Júlio Müller


equipe: New Juventus em sua 1ª formação

Logo após, no ano de 1983, foi realizado o II Torneio de Férias, já na quadra do Centro Juvenil, que ainda não era de cimento, o que não tirou o brilhantismo do evento.


II Torneio noturno de Voleibol - 1983


equipe Dioleste, relembrando a saudosa presença do meu irmão Jesualdo (Negão - jogador do meio, dos que estão agachados), que sempre participava de todas as atividades do Centro Juvenil


equipe: Ofertão


Em fevereiro de 1984 foi realizado o III Torneio Noturno de Voleibol, já na quadra Armando Catrana, talvez um dos mais animados e disputados, com intensa participação do público.


abertura do III Torneio Noturno de Voleibol -1984


equipe: Irapuã


equipe: New Juventus


equipe: Canarinho



equipes masculina e feminina de voleibol - Irapuã
Registre-se a intensa e inesquecível rivalidade entre as equipes do New Juventus e Irapuã, volei feminino, era como se fosse um verdadeiro Brasil e Argentina. Entretanto, passado o torneio de férias essa rivalidade se dissipava e todos voltavam a ser amigos.... até o próximo torneio, claro.
Essa rivalidade, recheada de brigas e provocações também foi vencida por um sentimento maior, que acabou em casamento. Três anos depois, o Neguinho (técnico da equipe do Irapuã) casou-se com a Neta (uma das estrelas do New Juventus), e hoje ambos são voluntários do Centro Juvenil, membros da Comissão Independente e que estão à frente da escolinha de voleibol.

Os torneios de férias agitavam a cidade e as nossas férias. As equipes se articulavam para apresentarem os melhores uniformes, buscavam reforços de atletas em outras cidades, enfim, procuravam se munir das melhores "armas para enfrentar essa saudável guerra". Lembro-me com muitas saudades dessa época boa, com certeza esses torneios de férias engendraram acontecimentos que marcaram a vida de muita gente...

Os torneios de férias realizados ao longo dos anos no centro Juvenil, só foram concretizados em virtude da ótima iluminação da quadra Armando Catrana, o que já não se observa nos dias de hoje, por isso a necesside de urgente reforma da quadra
.
Na próxima matéria estaremos disponibilizando imagens dos torneios noturnos de futebol de salão, bem como das premiações. Gostaríamos novamente de agradecer ao Professor Neuvany Veriano Martins que cedeu as fotografias do seu acervo pessoal ao blog, possibilitando-nos recontar essa história.

1 Comments:

At 7:53 AM, Anonymous Anônimo said...

Navegando na net encontrei seu blog, o qual me trouxe boas recordações, aproveito para parabenizá-la pela luta de manter o Centro Juvenil em atividade o qual fiz parte em meados de 1982 a 84, quando participei no time do Irapuã ao lado de Neguinho, Nélio, Neta, Cila e tantos outros. Fiquei feliz em resgatar nas minhas memórias este curto tempo que passei aí, que por sinal um dos melhores da minha vida. Hoje moro em Teresina/PI, mais ainda lembro destes bons tempos.

Abraços,
Júnior Medeiros
medeirosjunior@msn.com

 

Postar um comentário

<< Home