COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

14 março 2007

INSPETOR DA MSTM TOMOU POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

imagem: www.ucdb.br


Por: Lúcia Voltan Ribeiro



Tomou posse ontem (13.03.07)na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o Inspetor da MSMT, Pe. Afonso de Castro. A mais alta e representativa entidade lítero-cultural do Estado – empossou solenemente nesta terça-feira (dia 13), o escritor Pe. Afonso de Castro, 64 anos de idade, atual Chanceler da Universidade Católica Dom Bosco, Presidente da Missão Salesiana e Chanceler do Unisalesiano. A Seção Magna de Posse Acadêmica aconteceu no Auditório do Bloco A da UCDB – Av. Tamandaré nº 6.000, Campo Grande – contando com as presenças dos acadêmicos e familiares, autoridades educacionais, religiosas, culturais, jurídicas e políticas, e vários outros convidados de diversos setores da sociedade, além de órgãos de imprensa.

Conforme o ritual de posse, o Pe. Afonso de Castro (Salesiano Dom Bosco) – que recentemente concorreu e foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – assinou o Termo de compromissos, foi diplomado, recendo o Colar Acadêmico e tomando posse na Cadeira nº 2 do Sodalício, após ser recepcionado em discurso, na ocasião, pelo acadêmico Dr. José Couto Vieira Pontes.

A Cadeira nº 2 da ASL, que tem como patrono Francisco de Aquino Correia, encontrava-se vaga desde o falecimento, em 2006, do Pe. Ângelo Jaime Venturelli, que ocupou o respectivo assento por muitos anos. O novel acadêmico, Pe. Afonso de Castro, angariou a condição de eleito para assumir a titularidade da supracitada Cadeira da ASL através de criterioso processo de seleção que se iniciou com o Edital próprio de abertura de vaga, havendo passado por apreciações da Comissão Permanente de Análise de Candidatos da ASL (que é presidida pelo Secretário-Geral, acadêmico Rubenio Marcelo), e que elaborou parecer conclusivo favorável – ratificado por votação em assembléia geral da Casa .

Sacerdote salesiano desde 1970, tendo atuado em vários colégios da Missão Salesiana do Mato Grosso e universidades, Afonso de Castro é escritor autor de várias obras, entre estas podemos destacar: A Poética de Manoel de Barros, Entre o Vale e a Imagem, Carisma para Educar e Conquistar, Releitura do Sistema Preventivo, Caminhos pedagógicos, e Formação Salesiana.