COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

04 março 2007

CENTRO JUVENIL ...LUGAR DE EVANGELIZAÇÃO

Por: Lúcia Voltan Ribeiro



Nesta semana aconteceram encontros de formação com os monitores e coordenação em preparação ao inicio das atividades, refletimos bastante sobre o centro juvenil e acho interessante compartilhar algo com os leitores do blog para nos conhecer cada vez mais. O Centro Juvenil pertence a Inspetoria da Missão Salesiana de Mato Grosso com sede em Campo Grande; a nossa Inspetoria como tantas outras faz parte da grande Família Salesiana operante no mundo inteiro que tem como carisma a atenção especial a crianças, adolescentes e jovens.
Em um artigo das Constituições e Regulamentos está muito clara a definição de Oratório e Centro Juvenil.




“ O oratório é um ambiente educativo, que se abre, com ardor missionário, aos meninos e aos jovens. Seja organizado como um serviço comunitário que, visando a evangelização, oferece a cada um e aos grupos a possibilidades de desenvolver o próprios interesse , segundo modalidades e métodos diversificados, As atividades tenham sempre em vista finalidades educativas e orientem para o emprego sadio do tempo livre.



O Centro juvenil é um ambiente destinado aos jovens. Atendendo a suas exigências, mantém as características do oratório, mas privilegia o relacionamento de grupo e facilita os contatos pessoais. As atividades propriamente formativas e apostólicas prevaleçam sobre as recreativas”.


Assim sendo neste período da Quaresma, o nosso objetivo maior de reflexão será a Campanha da Fraternidade que tem por meta avivar a consciência sobre a responsabilidade de todos na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária, a partir de um tema importante escolhido a cada ano.



Em 2007, o tema da CF é “Fraternidade e Amazônia” e o lema: “Vida e Missão neste chão” : promover a fraternidade efetiva com as populações amazônicas, este é o desafio.



Fraternidade e Amazônia



“Vida e missão neste chão”

Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.
A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.
O elemento principal do Cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira.
As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no Cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados.
A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia.
Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o Cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças.

Oração da CF-2007


Deus criador, Pai da família humana,
Vós formastes a Amazônia, maravilha da vida,
bênção para o Brasil e para o mundo.
Despertai em nós o respeito e a admiração pela obra
que vossa mão entregou aos nossos cuidados.
Ensinai-nos a reconhecer o valor de cada criatura
que vive na terra, cruza os ares ou se move nas águas.
Perdoai, Senhor, a ganância e o egoísmo destruidor;
moderai nossa sede de posse e poder.
Que a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida,
seja também o chão da partilha fraterna,
pátria solidária de povos e culturas,
casa de muitos irmãos e irmãs.
Enviai-nos todos em missão!
O Evangelho da vida, luz e graça para o mundo,
fazendo-nos discípulos e missionários de Jesus Cristo,
indique o caminho da justiça e do amor;
e seja anúncio de esperança e de paz
para os povos da Amazônia e de todo o Brasil.
Amém.