COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

30 março 2007

MÊS DE MARÇO - RETORNO DAS ATIVIDADES NO CENTRO JUVENIL

Por Lúcia Voltan Ribeiro


Primeiramente pedimos desculpas pelo silêncio e falta de notícias das atividades do Centro Juvenil; é que tivemos graves problemas técnicos devido à queda de um raio nas proximidades do Centro Juvenil, mas tudo já foi solucionado.

Janeiro e fevereiro são dois meses especiais, a maioria de nós, inclusive as crianças, adolescentes e jovens do Centro Juvenil esperam ansiosos estes primeiros meses do ano para gozar as merecidas férias escolares e aproveitar os passeios em sítios, chácaras, fazendas além de visitar parentes e conhecidos que emigraram para as cidades vizinhas de Primavera do Leste, Campo Verde, Dom Aquino, S. Antonio do Leste, Paranatinga, Cuiabá e Rondonópolis.


Nestes meses o Centro Juvenil continuou oferecendo as atividades do oratório, nos fins de semana e as atividades esportivas do Programa Segundo Tempo .
Mas com o mês de março, as demais atividades retornaram a pleno vapor, com o seguinte atendimento:


ESCOLINHA DE VOLEI


Criança, adolescentes e jovens participam dos treinos que acontecem nas terças e quintas feiras, no período vespertino, com o acompanhamento dos técnicos voluntários: Nilsinho (José Nilson de Oliveira) Neghinho (Manoel Otoni ) Fuem (Edmilson Ferreira dos Anjos) .
Agradecemos estes ex-oratorianos pela dedicação e disponibilidade com o Centro Juvenil e especialmente com a Escolinha de Vôlei.
Somos cientes que o esporte contribui para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida, bem como contribui a ampliação da atividade educacional, visando oferecer educação permanente e integral.



PROJETO AGENTE JOVEM



O Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano retornou dia 05 de março com uma nova turma de 25 jovens na faixa etária de 15,16, e 17 anos, provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, expostos a riscos sociais.
O Projeto tem como objetivo: estimular o papel de protagonista jovem; ajudar o jovem adolescente a compreender que é possível planejar e construir o seu próprio futuro; fornecer instrumentos conceituais que permitam ao jovem superar, preparar-se para atuar de modo cooperativo e contribuir para a transformação da própria comunidade que está inserido, resgatar vínculos familiares, comunitários e sociais, capacitar os protagonistas para atuar junto às comunidades nas áreas social (saúde, cultura, meio ambiente, cidadania, esporte e turismo) tudo isso através de um processo de aprendizagem que acontece todas as tardes, das 13.00h às 16,45 com diversificadas atividades de complementação pedagógica, teatro, visita aos bairros, palestras formativas, trabalho em grupo, vídeos, mesas-redondas de debates.
O Projeto é desenvolvido em parcerias com a Secretaria de Promoção Social. Atendimentos psicológicos e odontológicos complementam o programa. Lanches reforçados são servidos a tarde. Os participantes recebem do Governo Federal uma ajuda de custo de R$ 65,00 mensais.

PETI : Programa de Erradicação do Trabalho Infantil



O Programa iniciou também dia 05 de março com a jornada ampliada em período contrario a escola, atendendo 80 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, visando a Erradicação do Trabalho Infantil, fonte de exploração. O programa substituem o trabalho infantil (trabalhos em garimpos, vendedor de picolé, lavadeiras, babás) com atividades de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro, expressão corporal, esporte e lazer.
O programa oferece também atendimento psicológico e odontológico, uniformes, refeição e lanches. As famílias dos beneficiados recebem do Governo Federal o valor de R$ 25,00 por crianças podendo-se incluir até três irmãos. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social.


CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de formação profissional iniciou a sua atividade de 2007 com uma palestra formativa conduzida pelo Padre Josuelino onde mostrou o contexto que o Centro Juvenil está inserido dentro da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Os inscritos participam dos cursos de informática de Windows XP e Digitação; são duas turmas no período matutino e duas turmas no período noturno, com um total de 52 alunos de varias idades; freqüentam adolescentes, jovens e adultos, mães de família, professoras, operários entre outros.


Todos têm o mesmo objetivo: alcançar o aperfeiçoamento, a capacitação, sentem a necessidade de adquirir novas experiências, para a admissão ao mercado de trabalho.
O momento do lanche é descontração, amizade, confraternização.
Os cursos são administrados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.