COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

11 agosto 2006

"PAI...E PAIS"

;
Amanhã é dia dos pais, momento exato para refletir e agradecer.
Agradecer ao nosso pai biológico, presente ou ausente, por nos ter dado a vida, dom maior de Deus. Por nos ter ensinado a retidão de conduta e o amor incondicional; por ter sido nosso parâmetro, nosso porto seguro durante toda uma vida. Por nos ter demonstrado o verdadeiro sentido da vida e nos ter ensinado seus principais valores.
Ao meu pai "Orlandinho", de uma maneira especial, por ter enfrentado todas as adversidades da vida e superado com maestria, enganando até mesmo a morte, quando sobreviveu aos cinco disparos de projéteis de arma de fogo, com nove perfurações internas no corpo, e demonstrou ser um baiano "cabra macho".
Entretanto, ao longo de nossas vidas convivemos também com várias "figuras paternas" que nos ofereceram muito de si, deixando contribuições indeléveis à nossa formação moral e pessoal. A edificação do caráter e da aprendizagem de uma criança é como a construção de uma casa, onde cada um coloca um tijolo que formará a base de sua sustentação. Os laços de afetividade não estão adstritos apenas à consangüinidade.
Neste dia dos pais gostaria também de reconhecer e registrar a importância dos "pais adotivos", que por suas condutas retas e ilibadas, ajudaram a colocar um "tijolinho" na construção do caráter de muita gente em Poxoréu. Professores como João de Souza, Antenor (Tena), professor Lourinho, o saudoso Péle, que com sua simplicidade nos ministrou os primeiros conhecimentos sobre "práticas agrícolas", na escola Júlio Müler, sempre atento, vigiando para ver se não havia alguém namorando atrás das plantações. Professor Alexandre, diretor da escola Júlio Müller, objetivo e incisivo na cobrança da disciplina. João Tremura, professor num primeiro momento, rígido e austero na cobrança da disciplina, que fez a minha turma da 5ª série escrever por 1.500 vezes "eu não devo ficar no corredor durante as aulas"... e num segundo momento, colega do curso de Pedagogia, quando conheci seu lado doce, alto-astral e determinado, (nossas saudades.); pessoas simples e dedicadas comos os porteiros Sr. Ênio (escola Júlio Müller) e o "Paca" (escola Padre César Albisetti), que desde muito cedo nos ensinaram (e cobraram) a importância da pontualidade; dentre outros... que passaram pela nossas vidas e deixaram muito de si. Tudo isso de forma espontânea e gratuita, pois não existiam escolas particulares em Poxoréu e esses heróis percebiam apenas os parcos salários pagos pelo governo.
Nossos professores de educação física, Ademar Mafra, Raul Dorilêo e professor Neuvany Veriano Martins, muito mais que professores, amigos, conselheiros e incentivadores. A nossa eterna gratidão pelo respeito, carinho e dedicação...
Entretanto, ao nosso grande pai adotivo o eterno agradecimento. Ao Mestre Armando Catrana, missionário que há mais de trinta e cinco anos dedica sua vida às crianças, jovens e adolescentes. Escolheu não ser o pai de um ou de poucos, mas pai de inúmeros... Sua dedicação e postura sempre escorreita contribuiu na formação moral de vários jovens Poxoreenses que hoje se destacam como médicos, engenheiros, advogados, etc...
Ao nosso querido Armando Catrana, pai por vocação, que sempre soube cobrar e se doar, o nosso muito obrigado e a certeza de que a sementinha que um dia ele plantou dentro de cada um de nós germinou e deu frutos maravilhosos, indeléveis.
A todos os PAIS um "Feliz dias dos Pais" e que Deus os abençôem.
Cila