COMISSÃO INDEPENDENTE DE APOIO AO CENTRO JUVENIL

Este espaço foi criado para divulgarmos as necessidades e dificuldades do nosso Centro Juvenil, bem como as conquistas já alcançadas nesse importante projeto de reestruturação. Também,relembrarmos, através de imagens e relatos de momentos inesquecíveis vividos neste importante local para as crianças, jovens e adolescentes de Poxoréu-MT.

30 março 2007

MÊS DE MARÇO - RETORNO DAS ATIVIDADES NO CENTRO JUVENIL

Por Lúcia Voltan Ribeiro


Primeiramente pedimos desculpas pelo silêncio e falta de notícias das atividades do Centro Juvenil; é que tivemos graves problemas técnicos devido à queda de um raio nas proximidades do Centro Juvenil, mas tudo já foi solucionado.

Janeiro e fevereiro são dois meses especiais, a maioria de nós, inclusive as crianças, adolescentes e jovens do Centro Juvenil esperam ansiosos estes primeiros meses do ano para gozar as merecidas férias escolares e aproveitar os passeios em sítios, chácaras, fazendas além de visitar parentes e conhecidos que emigraram para as cidades vizinhas de Primavera do Leste, Campo Verde, Dom Aquino, S. Antonio do Leste, Paranatinga, Cuiabá e Rondonópolis.


Nestes meses o Centro Juvenil continuou oferecendo as atividades do oratório, nos fins de semana e as atividades esportivas do Programa Segundo Tempo .
Mas com o mês de março, as demais atividades retornaram a pleno vapor, com o seguinte atendimento:


ESCOLINHA DE VOLEI


Criança, adolescentes e jovens participam dos treinos que acontecem nas terças e quintas feiras, no período vespertino, com o acompanhamento dos técnicos voluntários: Nilsinho (José Nilson de Oliveira) Neghinho (Manoel Otoni ) Fuem (Edmilson Ferreira dos Anjos) .
Agradecemos estes ex-oratorianos pela dedicação e disponibilidade com o Centro Juvenil e especialmente com a Escolinha de Vôlei.
Somos cientes que o esporte contribui para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida, bem como contribui a ampliação da atividade educacional, visando oferecer educação permanente e integral.



PROJETO AGENTE JOVEM



O Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano retornou dia 05 de março com uma nova turma de 25 jovens na faixa etária de 15,16, e 17 anos, provenientes de famílias de baixo poder aquisitivo, expostos a riscos sociais.
O Projeto tem como objetivo: estimular o papel de protagonista jovem; ajudar o jovem adolescente a compreender que é possível planejar e construir o seu próprio futuro; fornecer instrumentos conceituais que permitam ao jovem superar, preparar-se para atuar de modo cooperativo e contribuir para a transformação da própria comunidade que está inserido, resgatar vínculos familiares, comunitários e sociais, capacitar os protagonistas para atuar junto às comunidades nas áreas social (saúde, cultura, meio ambiente, cidadania, esporte e turismo) tudo isso através de um processo de aprendizagem que acontece todas as tardes, das 13.00h às 16,45 com diversificadas atividades de complementação pedagógica, teatro, visita aos bairros, palestras formativas, trabalho em grupo, vídeos, mesas-redondas de debates.
O Projeto é desenvolvido em parcerias com a Secretaria de Promoção Social. Atendimentos psicológicos e odontológicos complementam o programa. Lanches reforçados são servidos a tarde. Os participantes recebem do Governo Federal uma ajuda de custo de R$ 65,00 mensais.

PETI : Programa de Erradicação do Trabalho Infantil



O Programa iniciou também dia 05 de março com a jornada ampliada em período contrario a escola, atendendo 80 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, visando a Erradicação do Trabalho Infantil, fonte de exploração. O programa substituem o trabalho infantil (trabalhos em garimpos, vendedor de picolé, lavadeiras, babás) com atividades de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro, expressão corporal, esporte e lazer.
O programa oferece também atendimento psicológico e odontológico, uniformes, refeição e lanches. As famílias dos beneficiados recebem do Governo Federal o valor de R$ 25,00 por crianças podendo-se incluir até três irmãos. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social.


CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de formação profissional iniciou a sua atividade de 2007 com uma palestra formativa conduzida pelo Padre Josuelino onde mostrou o contexto que o Centro Juvenil está inserido dentro da Missão Salesiana de Mato Grosso.

Os inscritos participam dos cursos de informática de Windows XP e Digitação; são duas turmas no período matutino e duas turmas no período noturno, com um total de 52 alunos de varias idades; freqüentam adolescentes, jovens e adultos, mães de família, professoras, operários entre outros.


Todos têm o mesmo objetivo: alcançar o aperfeiçoamento, a capacitação, sentem a necessidade de adquirir novas experiências, para a admissão ao mercado de trabalho.
O momento do lanche é descontração, amizade, confraternização.
Os cursos são administrados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

26 março 2007

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO....


Por: Juscilene Vieira de Souza


Em matérias já veiculadas no blog sempre afirmamos que o poxoreense é acima de tudo um forte, um guerreiro, pois tem sangue nordestino correndo nas veias.

Como exemplo dessa garra e superação, trazemos hoje a história de Sandro Rogério, o “Sandro Barata”, como é conhecido entre os amigos. Lembro-me do Sandro, rapaz cheio de vida, saúde, que na sua infância e adolescência era participante ativo das atividades do Centro Juvenil e dos Troféus da Juventude.


Em busca de melhores expectativas e de um curso superior, Sandro veio morar em Cuiabá, onde trabalhava como vendedor externo de uma distribuidora de bebidas e fazia bicos como eletricista. Dos recursos que recebia, Sandro sempre ajudou financeiramente sua mãe Suely, diante das dificuldades da família. Sempre acompanhei de perto a sua luta e de sua mãe, minha amiga desde o tempo em que eu trabalhava no Fórum de Poxoréu.

No dia 31/05/2004, quando se deslocava até a cidade de Poconé/MT, onde efetivaria as vendas, pilotando uma motocicleta Yamaha/YBR, 125 X, sofreu gravíssimo acidente, vindo a colidir frontalmente com uma árvore. Na época foi encaminhado ao Hospital Jardim Cuiabá, onde foi internado na UTI com o seguinte quadro, (conforme laudo médico) “trauma crânio-encefálico grave, com hemorragia intracraniana difusa, hemosinus, fratura frontal direita, evoluindo com afasia e hemiparesia com espasticidade à direita”.

Em virtude da gravidade das lesões, chegou a ser desenganado pelos médicos. Lembro-me que pediu a um neurologista amigo, Dr. Pedro Miranda, para que fizesse uma visita e avaliasse a situação do Sandro, tendo este me afirmado que as chances de sobrevivência eram remotíssimas.

Após vários meses de internação Sandro demonstrou ser um guerreiro e milagrosamente sobreviveu. Ficou com seqüelas neurológicas e fisioterápicas graves, perdendo grande parte da memória e necessitando da ajuda de outras pessoas para as necessidades essenciais ao ser humano. Voltou a morar em Poxoréu com sua mãe Suely.

Sandro necessitava tomar medicamentos contínuos, de custo elevadíssimo (quase mil reais), fora do alcance do poder aquisitivo de sua mãe, servidora do Fórum de Poxoréu. Por essa razão, a cada dia mais perdia a memória, os movimentos e o risco de ter convulsão era freqüente. Através de uma decisão da Justiça do Trabalho que lhe antecipou os efeitos da tutela, Sandro teve garantido o seu direito à saúde e à dignidade humana. A empresa foi compelida a todo mês depositar os valores necessários para a compra do medicamento, bem como a arcar com o combustível para que ele possa se deslocar às cidades de Rondonópolis e Primavera do Leste, onde busca tratamento médico e fisioterapêutico.

Essa decisão mudou sua vida e os resultados foram visíveis. Hoje Sandro está recuperando gradativamente a memória, recordando-se de alguns fatos e pessoas; os movimentos ainda estão muito lentos, mas tende a melhorar com o tratamento fisioterápico. Hoje, ele está totalmente impossibilitado para o trabalho e a família ainda passa por grandes dificuldades, como diz sua mãe Suely, “minha vida mudou muito de três anos para cá”.

Sandro jogava futebol na equipe do Mestre Armando, que disputava o troféu da juventude, sendo freqüentador assíduo do Centro Juvenil. Quando de sua última visita a Poxoréu, mestre Armando fez questão de visitá-lo em sua casa e levar o seu apoio. Segundo sua mãe, ele sempre gostou muito do Mestre, e quando aconteceu o acidente, ela chegou até a enviar uma carta para o Mestre Armando.

Hoje vai ao Centro Juvenil de vez em quando assistir futebol, “quando os amigos o levam” afirmou sua mãe. O apoio, dedicação e carinho dos amigos nunca faltou a Sandro, pois nos momentos de agruras e dificuldades sempre pode contar com seus verdadeiros e leais amigos.


Segundo sua mãe Suely, o seu maior sonho é poder comprar um computador para que o Sandro possa exercitar os movimentos e a memória e também uma bicicleta para fazer os exercícios de fisioterapia, entretanto, as dificuldades financeiras não lhe permitem realizá-lo.


Que Deus o abençoe, meu amigo, e se ele lhe permitiu continuar vivendo é porque ainda lhe reservou muita coisa boa.

Peço aos amigos e à comunidade do Centro Juvenil que continuem orando pela sua recuperação.
Cila.

24 março 2007

LEMBRANÇAS DO III TORNEIO NOTURNO DE FUTEBOL DE SALÃO - 1984.

Equipe Caixa Econômica

Conforme prometido, seguem imagens dos torneios noturnos de férias de salão, realizados com freqüência na década de 80 em Poxoréo na quadra Armando Catrana, no Centro Juvenil.

III Torneio noturno de fubol de salão - fev/1984

O evento reunia um grande público e era sempre muito envolvente e animado, com a participação de diversas equipes de Poxoréo e também de Primavera do Leste. A juventude Poxoreense vivia e respirava esporte, razão essa da completa inexistência de drogas, prostituição ou vícios naquela época.






Por isso é imprescindível a reforma e ampliação da quadra "Armando Catrana", para não deixarmos essa história morrer.
A CAMPANHA CONTINUA... O CENTRO JUVENIL PRECISA DA SUA AJUDA
AG. 0553-3

conta-corrente 7.343-1

Banco do Brasil

MSMT SJB – JUVENTUDE

21 março 2007

ACOMPANHANDO OS TRABALHOS DO MESTRE ARMANDO...

Mesmo de longe, com muitas saudades, continuamos acompanhando a belíssima missão do Mestre Armando Catrana, inesquecível para nós.

Para quem ainda não sabe, o Mestre Armando Catrana está na cidade de Três Lagoas/MS, na Vila Piloto, onde dirige o "Centro Juvenil Jesus Adolescente", sendo muito querido pela comunidade.

No último dia 4 de março, foi a abertura do tradicional e conhecido por nós, "Shopping Center", cujo objetivo é prestigiar os oratorianos que tiveram boa participação no ano de 2006. No primeiro dia do evento aproximadamente 250 oratorianos estiveram presentes e realizaram suas compras, adquirindo roupas, brinquedos, bijouterias, calçados, material escolar, dentre outros, tudo de primeira qualidade. Para aquisição dos materiais, os oratorianos receberam seus "Cru-crus" (moeda local da obra social Centro Juvenil) de acordo com a presença nas atividades esportivas, artísticas, reuniões formativas e as missas.








Segundo o Diretor do Oratório o Ir. Armando Catrana o evento é uma forma de ajudar os jovens sem ofender “eles não recebem nada de graça, tudo é fruto de sua participação no Oratorio”.



O objetivo do evento é estimular a participação e oferecer uma recompensa pelo desempenho nas atividades, afirma o Diretor. O Shopping Center será realizado aos domingos do mês de março para atender todos os jovens oratorianos, de acordo com a quantidade de "crus-crus".
Parabéns ao Mestre Armando Catrana pela sua imprescindível missão. Sua dedicação, carinho e respeito às crianças, jovens e adolescentes, são os "melhores produtos" dessa convivência. Com certeza o calçado se desgastará, o brinquedo se quebrará, mas esse abraço carinhoso e verdadeiro será levado por toda a vida.

Juscilene


fonte: www.fiquesabendodooratorio.blogspot.com


19 março 2007

CENTRO JUVENIL................. LUGAR DE DEDICAÇÃO

Por: Lúcia Voltan Ribeiro

No dicionário da língua portuguesa encontramos a seguinte definição da palavra “VOLUNTARIO = ....... que procede espontaneamente, derivado da vontade própria; em que não a coação, espontâneo........”. No Centro Juvenil tem muita gente que voluntariamente colabora em beneficio das crianças, adolescentes e jovens, de várias formas: financeiramente, doando os próprios talentos, as próprias idéias, o próprio tempo, enfim prestando algum serviço.

Hoje gostaria destacar e parabenizar o Grupos dos Coroinhas, que pontualmente todos os domingos estão presentes para prestar o próprio serviço junto ao Padre nas celebrações, nas Santas Missas e nas procissões.


O Grupo, a cada quinze dias, se reúne também para um encontro formativo e para refletir sobre a importância do próprio papel na Igreja. Vocês podem perceber tamanha concentração e dedicação destas crianças e adolescentes.
Dizem por aí, que uma promessa é divida; nós que temos uma formação salesiana nos é familiar o lema “bom cristão e honesto cidadão” , ou seja ser honesto é pagar as promessas.
Então, no inicio do ano passado, prometemos ao Grupo de Coroinhas um dia de confraternização, um dia de diversão, isto aconteceu e foi bom demais.




Parabéns!
Continuem neste belíssimo serviço à Comunidade, e no próximo ano haverá seguramente mais um passeio.

16 março 2007

BONS TEMPOS...

Por: Juscilene Vieira de Souza

É impossível contarmos a história da quadra “Armando Catrana” sem relembrar dos inesquecíveis “Torneios de Férias”, em várias modalidades esportivas. Os mais acirrados eram os de voleibol e futebol de salão, que despertavam intensa rivalidade entre os adversários. Os torneios de férias, que geralmente se realizavam em fevereiro e julho, eram o ponto de encontro dos jovens da época, ou melhor, modernamente falando, era o point. Ali se podia encontrar os amigos, fofocar, namorar, paquerar, saber das novidades, falar mal da vida dos outros, e de vez em quando até torcer pelas equipes que estavam em quadra..... brincadeirinha. Tudo, em ambiente sadio e de muito respeito.

Registre-se que o primeiro torneio de férias foi realizado em 1982 na quadra da escola Júlio Müller, pois a quadra do Centro Juvenil (que ainda era de areia) não estava em condições para realização dos torneios.

Equipe: Elas por elas -I Torneio de Férias - 1982- quadra da escola Júlio Müller


equipe: New Juventus em sua 1ª formação

Logo após, no ano de 1983, foi realizado o II Torneio de Férias, já na quadra do Centro Juvenil, que ainda não era de cimento, o que não tirou o brilhantismo do evento.


II Torneio noturno de Voleibol - 1983


equipe Dioleste, relembrando a saudosa presença do meu irmão Jesualdo (Negão - jogador do meio, dos que estão agachados), que sempre participava de todas as atividades do Centro Juvenil


equipe: Ofertão


Em fevereiro de 1984 foi realizado o III Torneio Noturno de Voleibol, já na quadra Armando Catrana, talvez um dos mais animados e disputados, com intensa participação do público.


abertura do III Torneio Noturno de Voleibol -1984


equipe: Irapuã


equipe: New Juventus


equipe: Canarinho



equipes masculina e feminina de voleibol - Irapuã
Registre-se a intensa e inesquecível rivalidade entre as equipes do New Juventus e Irapuã, volei feminino, era como se fosse um verdadeiro Brasil e Argentina. Entretanto, passado o torneio de férias essa rivalidade se dissipava e todos voltavam a ser amigos.... até o próximo torneio, claro.
Essa rivalidade, recheada de brigas e provocações também foi vencida por um sentimento maior, que acabou em casamento. Três anos depois, o Neguinho (técnico da equipe do Irapuã) casou-se com a Neta (uma das estrelas do New Juventus), e hoje ambos são voluntários do Centro Juvenil, membros da Comissão Independente e que estão à frente da escolinha de voleibol.

Os torneios de férias agitavam a cidade e as nossas férias. As equipes se articulavam para apresentarem os melhores uniformes, buscavam reforços de atletas em outras cidades, enfim, procuravam se munir das melhores "armas para enfrentar essa saudável guerra". Lembro-me com muitas saudades dessa época boa, com certeza esses torneios de férias engendraram acontecimentos que marcaram a vida de muita gente...

Os torneios de férias realizados ao longo dos anos no centro Juvenil, só foram concretizados em virtude da ótima iluminação da quadra Armando Catrana, o que já não se observa nos dias de hoje, por isso a necesside de urgente reforma da quadra
.
Na próxima matéria estaremos disponibilizando imagens dos torneios noturnos de futebol de salão, bem como das premiações. Gostaríamos novamente de agradecer ao Professor Neuvany Veriano Martins que cedeu as fotografias do seu acervo pessoal ao blog, possibilitando-nos recontar essa história.

14 março 2007

INSPETOR DA MSTM TOMOU POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

imagem: www.ucdb.br


Por: Lúcia Voltan Ribeiro



Tomou posse ontem (13.03.07)na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o Inspetor da MSMT, Pe. Afonso de Castro. A mais alta e representativa entidade lítero-cultural do Estado – empossou solenemente nesta terça-feira (dia 13), o escritor Pe. Afonso de Castro, 64 anos de idade, atual Chanceler da Universidade Católica Dom Bosco, Presidente da Missão Salesiana e Chanceler do Unisalesiano. A Seção Magna de Posse Acadêmica aconteceu no Auditório do Bloco A da UCDB – Av. Tamandaré nº 6.000, Campo Grande – contando com as presenças dos acadêmicos e familiares, autoridades educacionais, religiosas, culturais, jurídicas e políticas, e vários outros convidados de diversos setores da sociedade, além de órgãos de imprensa.

Conforme o ritual de posse, o Pe. Afonso de Castro (Salesiano Dom Bosco) – que recentemente concorreu e foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – assinou o Termo de compromissos, foi diplomado, recendo o Colar Acadêmico e tomando posse na Cadeira nº 2 do Sodalício, após ser recepcionado em discurso, na ocasião, pelo acadêmico Dr. José Couto Vieira Pontes.

A Cadeira nº 2 da ASL, que tem como patrono Francisco de Aquino Correia, encontrava-se vaga desde o falecimento, em 2006, do Pe. Ângelo Jaime Venturelli, que ocupou o respectivo assento por muitos anos. O novel acadêmico, Pe. Afonso de Castro, angariou a condição de eleito para assumir a titularidade da supracitada Cadeira da ASL através de criterioso processo de seleção que se iniciou com o Edital próprio de abertura de vaga, havendo passado por apreciações da Comissão Permanente de Análise de Candidatos da ASL (que é presidida pelo Secretário-Geral, acadêmico Rubenio Marcelo), e que elaborou parecer conclusivo favorável – ratificado por votação em assembléia geral da Casa .

Sacerdote salesiano desde 1970, tendo atuado em vários colégios da Missão Salesiana do Mato Grosso e universidades, Afonso de Castro é escritor autor de várias obras, entre estas podemos destacar: A Poética de Manoel de Barros, Entre o Vale e a Imagem, Carisma para Educar e Conquistar, Releitura do Sistema Preventivo, Caminhos pedagógicos, e Formação Salesiana.

10 março 2007

NOVOS DESAFIOS...

Por: Juscilene Vieira de Souza - Cila



Dir. p/ esq: Neta, Pe. Josuelino, Lúcia Voltan e Sandro




Esq. p/ dir: Cila, Sandro, Lúcia Voltan e Pe. Josuelino


No dia 08 p.p, a Comissão Independente de Apoio ao Centro Juvenil reuniu-se em Cuiabá com os representantes do Centro Juvenil, Pe. Josuelino da Costa e Lúcia Voltan Ribeiro, para traçarmos novos objetivos para o Centro Juvenil no ano de 2007.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de reforma e ampliação da quadra poliesportiva “Armando Catrana”, elaborado pelo engenheiro civil José Ribeiro de Souza, “Zecão”. Do referido projeto consta planilha detalhada de materiais devidamente quantificados.

A execução desse projeto é o principal objetivo da equipe do Centro Juvenil e da Comissão, entretanto, angariar recursos para aquisição dos materiais e custeio da mão de obra não será tarefa fácil, sendo necessário o apoio e engajamento de todos. Desde já a campanha está lançada e quem quiser ajudar com materiais de construção o endereço do Centro Juvenil é Av. Dom Bosco, 01, centro, Poxoréu-MT., CEP: 78.800-000. Para ajuda em dinheiro, depósito em conta corrente:

AG. 0553-3



conta-corrente 7.343-1



Banco do Brasil



MSMT SJB – JUVENTUDE
Lembrando que toda a quantia depositada será integralmente aplicada na execução do projeto de reforma e ampliação da quadra "Armando Catrana" e que a condução destes trabalhos será gerenciada pela equipe do Centro Juvenil e Comissão Independente, com a honestidade, seriedade e compromisso que sempre deram a justa credibilidade aos trabalhos da Missão Salesiana, presente em Mato Grosso há mais de trinta anos. Para qualquer informação: fones: (66) 3436-16-03, fax: 3436-1579, centrojuvenil03@hotmail.com, luciavoltan@hotmail.com.

A reunião também abordou acerca das atividades culturais a serem desenvolvidas no Centro Juvenil no decorrer do ano, contando para tanto, com as sugestões e colocações do artista poxoreense “Sandro do Simão”, um dos fundadores do grupo Mosaico de teatro, e pessoa de inquestionável talento artístico. Sandro repassou várias informações e dicas a serem analisadas pelo Centro Juvenil e pela Comissão. Já se estuda a viabilidade de apresentação de uma peça do Grupo Mosaico em Poxoréu, o que será de grande importância para a formação cultural das nossas crianças e adolescentes.

Sandro Lucose

“O Centro Juvenil é o quintal onde estão todos os meus fantasmas e toda a inspiração para as minhas criações artísticas”.

O novo desafio está lançado e esperamos contar com o apoio de todos, principalmente dos ex-alunos do Centro Juvenil, pois este é um projeto que irá beneficiar milhares de crianças, jovens e adolescentes, e desta forma, possibilitar que a quadra "Armando Catrana", que já conta com mais de vinte e três anos de existência, continue fazendo parte da história da nossa juventude.

08 março 2007

DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


A EQUIPE EDUCATIVA DO CENTRO JUVENIL PARABENIZA TODAS AS
ALUNAS, MONITORAS, ORATORIANAS, FUNCIONÁRIAS,
AMIGAS E COLABORADORAS
MUITA PAZ, ALEGRIA E SERENIDADE.




Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".



O dia internacional da Mulher


Mulheres, personalidades honradíssimas
Temos nós, orgulho em tê-las.
Mãe, amada, irmã... amiguíssimas
Impossível não percebê-las.
Desde as meigas, às extremistas,
Não há quem possa vencê-las.
Como mãe, semeia esperança
Como irmã, espalha fervor
Se esposa, há perseverança
Se sofrida, nos causa dor
Se trabalhadora, emite confiança ,
Mas em tudo, cultiva amor.
Mulher, símbolo da vida,
Imagem da perfeição.
Tantas vezes abatida
Por causa da traição
De alguém que, “enlouquecida”Entregou seu coração.
Com palavras vim demonstrar,
Da humanidade a gratidão,
Tu mereces compartilhar
De toda realização,
Pois está sempre a participar
Do que enaltece uma nação.
Independente do nome
Que você recebeu,
É a maior demonstração
De beleza, garra, amor.... fé.Por tudo isso você conquistou O Dia Internacional da Mulher.
A equipe do Centro Juvenil

07 março 2007

ARQUIVO DO CENTRO JUVENIL

Continuamos disponibilizando as imagens dos Primeiros Jogos Regionais Mato-Grossenses, realizado em Poxoréu em fevereiro de 1984, ocasião em que foi inaugurada a quadra "Armando Catrana".




Seleção de Poxoréo- voleibol feminino







A realização dos jogos regionais em Poxoréu foi permeada por muita alegria e envolvimento dos jovens, não só dos atletas, mas também de toda a sociedade. As várias equipes de Poxoréu se destacaram em diversas modalidades, pois foi uma época muito boa para o esporte Poxoreense.




Por isso a reforma da quadra Armando Catrana se mostra imprescindível para o esporte Poxoreense. É necessário sua completa revitalização para que possa possibilitar a prática do esporte e a integração entre os jovens.






O esporte é um importante eixo condutor dos valores humanos. Através de sua prática com disciplina, se molda condutas e caráter.

Vamos trazer de volta a alegria e interação que marcou a história da quadra "ArmandoCatrana".

Contamos com o apoio de todos.

Cila

04 março 2007

CENTRO JUVENIL ...LUGAR DE EVANGELIZAÇÃO

Por: Lúcia Voltan Ribeiro



Nesta semana aconteceram encontros de formação com os monitores e coordenação em preparação ao inicio das atividades, refletimos bastante sobre o centro juvenil e acho interessante compartilhar algo com os leitores do blog para nos conhecer cada vez mais. O Centro Juvenil pertence a Inspetoria da Missão Salesiana de Mato Grosso com sede em Campo Grande; a nossa Inspetoria como tantas outras faz parte da grande Família Salesiana operante no mundo inteiro que tem como carisma a atenção especial a crianças, adolescentes e jovens.
Em um artigo das Constituições e Regulamentos está muito clara a definição de Oratório e Centro Juvenil.




“ O oratório é um ambiente educativo, que se abre, com ardor missionário, aos meninos e aos jovens. Seja organizado como um serviço comunitário que, visando a evangelização, oferece a cada um e aos grupos a possibilidades de desenvolver o próprios interesse , segundo modalidades e métodos diversificados, As atividades tenham sempre em vista finalidades educativas e orientem para o emprego sadio do tempo livre.



O Centro juvenil é um ambiente destinado aos jovens. Atendendo a suas exigências, mantém as características do oratório, mas privilegia o relacionamento de grupo e facilita os contatos pessoais. As atividades propriamente formativas e apostólicas prevaleçam sobre as recreativas”.


Assim sendo neste período da Quaresma, o nosso objetivo maior de reflexão será a Campanha da Fraternidade que tem por meta avivar a consciência sobre a responsabilidade de todos na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária, a partir de um tema importante escolhido a cada ano.



Em 2007, o tema da CF é “Fraternidade e Amazônia” e o lema: “Vida e Missão neste chão” : promover a fraternidade efetiva com as populações amazônicas, este é o desafio.



Fraternidade e Amazônia



“Vida e missão neste chão”

Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.
A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.
O elemento principal do Cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como “panela de espíritos”. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira.
As três flores brancas e amarelas têm extrema relevância no Cartaz, uma vez que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essas flores lembram que a Amazônia é obra de Deus Criador e Providente entregue aos nossos cuidados.
A criança representa os índios e toda a comunidade da região, suas crenças, sonhos e esperanças. Seu olhar inocente e o sorriso sutil são um convite à superação das dificuldades e à construção de um futuro melhor para a Amazônia.
Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o Cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças.

Oração da CF-2007


Deus criador, Pai da família humana,
Vós formastes a Amazônia, maravilha da vida,
bênção para o Brasil e para o mundo.
Despertai em nós o respeito e a admiração pela obra
que vossa mão entregou aos nossos cuidados.
Ensinai-nos a reconhecer o valor de cada criatura
que vive na terra, cruza os ares ou se move nas águas.
Perdoai, Senhor, a ganância e o egoísmo destruidor;
moderai nossa sede de posse e poder.
Que a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida,
seja também o chão da partilha fraterna,
pátria solidária de povos e culturas,
casa de muitos irmãos e irmãs.
Enviai-nos todos em missão!
O Evangelho da vida, luz e graça para o mundo,
fazendo-nos discípulos e missionários de Jesus Cristo,
indique o caminho da justiça e do amor;
e seja anúncio de esperança e de paz
para os povos da Amazônia e de todo o Brasil.
Amém.

01 março 2007

DOCES LEMBRANÇAS...

SELEÇÃO DE POXORÉO - 1954

JOGO CONTRA A EQUIPE DE GUIRATINGA




Em pé: Antônio Macaco, Bodinho, Tecão, Davi, Joari, Assis Meira, Bráulio, Jeguinho, Renato, Chico Mamãe e Xandre
Agachados: Orlando Coutinho, Sené, Jaú com o filho Jan, Diogo, Dimarino, Tomé e Fontes (massagista).

BANDEIRANTES E.C. - CAMPEÃO -1971

Em pé: Pernambuco, Joel, Beto, Neuvany, Dacio, Miranda, Para-Raio, Osmar, Esquerdinha, Tião e Biu.
Agachados: Dão, Batata, Macaco, Ademar, Carlinho Mandu, Tonho Maravilha e Santos.



O Blog agradece as fotografias cedidas pelo Dr. Deocleciano, que teve o trabalho de mandar recuperá-las para alcançar boa qualidade. Estamos recebendo muitas manifestações de leitores que estão podendo ter acesso às imagens de parentes queridos, muitos que já nem estão mais entre nós. Pretendemos compartilhar todas as imagens cedidas.



"FOTOGRAFIA: UM PEDAÇO DE PAPEL ONDE SE GUARDA UM PEDAÇO DE VIDA".