MÊS DE MARÇO - RETORNO DAS ATIVIDADES NO CENTRO JUVENIL
Por Lúcia Voltan Ribeiro
Janeiro e fevereiro são dois meses especiais, a maioria de nós, inclusive as crianças, adolescentes e jovens do Centro Juvenil esperam ansiosos estes primeiros meses do ano para gozar as merecidas férias escolares e aproveitar os passeios em sítios, chácaras, fazendas além de visitar parentes e conhecidos que emigraram para as cidades vizinhas de Primavera do Leste, Campo Verde, Dom Aquino, S. Antonio do Leste, Paranatinga, Cuiabá e Rondonópolis.
Mas com o mês de março, as demais atividades retornaram a pleno vapor, com o seguinte atendimento:
ESCOLINHA DE VOLEI
Agradecemos estes ex-oratorianos pela dedicação e disponibilidade com o Centro Juvenil e especialmente com a Escolinha de Vôlei.
Somos cientes que o esporte contribui para o desenvolvimento humano em busca de qualidade de vida, bem como contribui a ampliação da atividade educacional, visando oferecer educação permanente e integral.
PROJETO AGENTE JOVEM
O Projeto tem como objetivo: estimular o papel de protagonista jovem; ajudar o jovem adolescente a compreender que é possível planejar e construir o seu próprio futuro; fornecer instrumentos conceituais que permitam ao jovem superar, preparar-se para atuar de modo cooperativo e contribuir para a transformação da própria comunidade que está inserido, resgatar vínculos familiares, comunitários e sociais, capacitar os protagonistas para atuar junto às comunidades nas áreas social (saúde, cultura, meio ambiente, cidadania, esporte e turismo) tudo isso através de um processo de aprendizagem que acontece todas as tardes, das 13.00h às 16,45 com diversificadas atividades de complementação pedagógica, teatro, visita aos bairros, palestras formativas, trabalho em grupo, vídeos, mesas-redondas de debates.
O Projeto é desenvolvido em parcerias com a Secretaria de Promoção Social. Atendimentos psicológicos e odontológicos complementam o programa. Lanches reforçados são servidos a tarde. Os participantes recebem do Governo Federal uma ajuda de custo de R$ 65,00 mensais.
O Programa iniciou também dia 05 de março com a jornada ampliada em período contrario a escola, atendendo 80 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, visando a Erradicação do Trabalho Infantil, fonte de exploração. O programa substituem o trabalho infantil (trabalhos em garimpos, vendedor de picolé, lavadeiras, babás) com atividades de complementação pedagógica, oficina de dança, teatro, expressão corporal, esporte e lazer.
O programa oferece também atendimento psicológico e odontológico, uniformes, refeição e lanches. As famílias dos beneficiados recebem do Governo Federal o valor de R$ 25,00 por crianças podendo-se incluir até três irmãos. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Promoção Social.
O Centro de formação profissional iniciou a sua atividade de 2007 com uma palestra formativa conduzida pelo Padre Josuelino onde mostrou o contexto que o Centro Juvenil está inserido dentro da Missão Salesiana de Mato Grosso.
O momento do lanche é descontração, amizade, confraternização.
Os cursos são administrados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.